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dc.contributor.authorCastro, Nadiele Neres de-
dc.date.accessioned2024-02-23T12:17:47Z-
dc.date.available2024-02-23T12:17:47Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.citationCASTRO, N. N. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4316-
dc.descriptionCASTRO, Nadiele Neres de. Menstruação, tabus e sustentabilidade: perspectivas, elaboração e análise de uma cartilha educativa como ferramenta didática para o ensino. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO ensino do ciclo reprodutivo feminino através da disciplina de biologia não contextualiza os aspectos sociais e culturais que se tornam simbólicos nas falas e conjunturas da reprodução e do comportamento humano. O desconhecimento do fenômeno menstrual está aliado a tabus e subsequentemente estão relacionados com as escolhas por produtos para uso durante o ciclo menstrual por parte das usuárias. A abordagem de temáticas de forma interdisciplinar, repercute em modificação no social e ambiental visto que auxiliam na reflexão dos paradigmas enraizados na sociedade e reflete criticamente sobre as problemáticas causadas pelo uso e consumo de produtos descartáveis, logo não sustentáveis. Visto a ausência de tal representação para o ensino elaborou-se uma cartilha educativa contendo tais temáticas e análise do material didático produzido. O presente trabalho teve por objetivo compreender as percepções que distintos grupos apresentam sobre a menstruação, tabus e produtos voltados à sustentabilidade. O Trabalho de caráter quanti-qualitativo, exploratório foi realizado a partir de formulário eletrônico e contou com a participação de alunos em uma escola estadual de Ensino Médio localizada no município de Redenção-CE, estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas (UNILAB) e Professores atuantes no maciço de Baturité, no estado do Ceará. Os resultados obtidos mostram que há tabus relacionados ao período menstrual, assim como as definições para esse processo resultam em um distanciamento dos fatores sociais e ambientais, visto que não se utiliza esse ensino de forma interdisciplinar e as usuárias utilizam em sua totalidade produtos descartáveis, não apresentando muito conhecimento sobre os produtos de caráter sustentáveis. Portanto, indicam a necessidade da compilação de tais temáticas para aplicação no Ensino Médio, assim como conscientização de produtos sustentáveis e a necessidade de fortalecer a percepção de professores e futuros professores para uma visão mais ampla sobre o processo menstrual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMenstruaçãopt_BR
dc.subjectTabuspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCartilha Educativapt_BR
dc.titleMenstruação, tabus e sustentabilidade: perspectivas, elaboração e análise de uma cartilha educativa como ferramenta didática para o ensinopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

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