Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Otávio Felipe de Sousa-
dc.date.accessioned2024-02-26T11:24:50Z-
dc.date.available2024-02-26T11:24:50Z-
dc.date.issued2023-01-17-
dc.identifier.citationSILVA, O. F. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4336-
dc.descriptionSILVA, Otávio Felipe de Sousa. A problemática da construção identitária dos insetos pela educação básica na relação entre humanos e insetos. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs insetos compõem o mais numeroso e diverso grupo de animais. São aproximadamente 1 milhão de espécies conhecidas, o que corresponde a 80% de todas as espécies de animais e 60% de todas as espécies de seres vivos catalogados. Os insetos são essenciais para funções dos ecossistemas, como a ciclagem de nutrientes, herbivoria, dispersão de sementes, aeração do solo, nutrição animal e polinização. Por outro lado, estão associados à malefícios ao bem-estar humano, à saúde de animais domésticos, à produção florestal e à agrícola. Nesse sentido, o ensino sobre insetos é importante, principalmente, porque esses animais estão presentes ativamente do cotidiano dos alunos. Para tal, o livro didático ainda é o recurso mais utilizado no interior escolar, e esse instrumento precisa atender a essa demanda. Portanto, esse estudo é uma análise de livros didáticos de Ciências para o Ensino Fundamental, especificamente para o 7o ano, partindo da averiguação de critérios pré- estabelecidos para aferir a hipótese geral de contribuição do livro para o ensino sobre os insetos, e identificar o tratamento conceitual dado aos insetos a partir do conteúdo programático das obras analisadas. As obras selecionadas, apesar de serem de autores, editoras e anos diferentes, se traduziram com muitas similaridades a despeito da organização simplista de seus escritos, destacando, por vezes, apenas aspectos morfofisiológicos e antropocêntricos dos insetos no contexto geral. Em conclusão, esse trabalho evidencia a problemática identitária dos insetos na educação básica e urgência do tratamento adequado a real importância desses animais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectInsetospt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleA problemática da construção identitária dos insetos pela educação básica na relação entre humanos e insetospt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Otávio Felipe de Sousa Silva.pdf2023_mono_otsilva.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.