Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4348
Título: Políticas de acesso e repercussão ao/do ensino superior em comunidades quilombolas
Autor(es): Santos, Maria Gabriela Perreira dos
Palavras-chave: Comunidade Quilombola
Serra do Evaristo
Ensino superior
Políticas Públicas
Data do documento: 9-Fev-2022
Citação: SANTOS, M. G. P. (2022)
Resumo: Ao longo dos anos foram criadas políticas públicas que visam a inclusão do povo quilombola tanto no direito e pertencimento de suas terras quanto ao acesso ao ensino superior. Esse trabalho objetiva analisar o acesso e a repercussão do ensino superior na Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, de Baturité, Ceará. Sendo resultado de um estudo quali-quantitativa e exploratória, que utilizou os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e instrumentos de apoiada na elaboração de quatro instrumentos (famílias, dirigentes, graduados e graduandos) para a coleta de dados. O critério de amostragem adotado foi o aleatório, para a população de 140 famílias, obtendo significativos percentuais de respostas para a amostra dos públicos alvos, respectivamente, 35.7%; 50%; 80%; 33.9%. Os resultados encontrados para as famílias (no geral são agricultores e com ensino médio completo) indicam que eles valorizam o ensino superior; gostariam que mais projetos/ações fossem desenvolvidos no quilombo e que houvesse uma maior oferta de vagas para os quilombolas. Na perspectiva dos graduandos a maioria reside e mora em Baturité, CE; estão matriculados nos cursos de Agronomia e Enfermagem e são beneficiários dos programas de Bolsa Permanência (PBP) e de Assistência ao Estudante (PAES). Os respondentes graduandos manifestaram interesse em participar de novos projetos/ações voltados (as) para a comunidade, estão satisfeitos com a escolha do curso, com as disciplinas ofertadas, metodologias aplicadas nos cursos e na relação com os docentes. Entretanto identificou-se a prevalência de que os conhecimentos e habilidades não estão sendo aplicados na comunidade, sugerindo que essa questão seja mais explorada e aprofundada, em estudos futuros. Em relação aos graduados, a maioria é formada em Pedagogia e apesar de não trabalhar na sua área de formação, valorizam o ensino superior na vida de uma pessoa. No que se refere aos dirigentes, observou-se que tem experiência na gestão, considerando que possuem muitos anos de experiência profissional, na área. Nota-se que, que os gestores valorizam o ensino superior e que é extremamente importante o aumento de projetos e ações voltadas para o desenvolvimento da comunidade da Serra do Evaristo, visto a percepção de como o ensino superior é tido como fundamental detentor de conhecimentos. Sugere-se que, em estudos futuros, as fragilidades identificadas sejam estudadas.
Descrição: SANTOS, Maria Gabriela Pereira dos. Política de acesso e repercussão ao/do ensino superior em comunidades quilombolas. 2022. 82f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4348
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA GABRIELA PEREIRA DOS SANTOS Mono.pdf2022_mono_msantos.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.