Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4363
Título: Segurança pública na Guiné-Bissau: o caso da polícia judiciária
Autor(es): Nanque, Jorge Miguel Jaló
Palavras-chave: Segurança Pública
Polícia Judiciária
Narcotráfico
Guiné-Bissau
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: NANQUE, J. M. J. (2022)
Resumo: O presente trabalho analisa a segurança pública no contexto guineense e o papel da polícia judiciária no combate a crimes, com enfoque no tráfico de drogas. Por outro lado, o mesmo estudo retrata as instituições de segurança pública em especial a polícia judiciária bem como o seu desempenho ao longo dos anos no combate a tráfico de cocaína como uma das drogas mais comercializadas internacionalmente. A metodologia utilizada no trabalho é de uma abordagem qualitativa, cujo objetivo aponta-se para uma pesquisa descritiva e o método procedimental escolhido é de técnica de coleta de dados bibliográfico e documental, através de textos, livros e manuais impressos e digitalizados, repositórios de artigos científicos, dissertações e teses. Técnica da análise de dados, escolhemos as duas vertentes, a analise estatística para dados e analise do conteúdo de pesquisa qualitativa. Foram analisados diferentes categorias (quantidade, faixa etária, nacionalidade, gênero e rotas) de acordo com os dados apresentados baseados no mapa de apreensão de cocaína nos anos de 2010 e 2020. Os resultados obtidos ao longo da pesquisa indica certo crescimento na apreensão de cocaína a partir do início de 2011, e ao longo dos anos vai aumentando ainda mais a quantidade apreendida dessa substância, sobretudo em 2019. Isso gera uma preocupação e necessidade de apoio urgente por parte do Estado, com meios e materiais de tecnologia avançada para ajudar no combate, como por exemplo, um Raio-X, para ajudar na apreensão dos correios aéreos no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.
Descrição: NANQUE, Jorge Miguel Jaló. Segurança pública na Guiné-Bissau: o caso da polícia judiciária. 2022. 79f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4363
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORGE MIGUEL JALÓ NANQUE Mono.pdf2022_mono_jnanque.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.