Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4365
Título: Desafios da implementação da reforma administrativa na Guiná-Bissau
Autor(es): Nhaga, Ivaldino Carlitos
Palavras-chave: Administração Pública
Reforma Administrativa
Guiné-Bissau
Data do documento: 11-Abr-2022
Citação: NHAGA, I. C. (2022)
Resumo: A reforma administrativa tem sido um dos principais temas em debates nos ambientes acadêmicos e nos fóruns governamentais. Ela tem vindo a ser um instrumento chave para inovação, racionalização e modernização de Administrações Públicas com propostas para a transformação e a desburocratização de serviços do Estado. Este trabalho tem como objetivo compreender os principais desafios da implementação da reforma administrativa na Guiné- Bissau. Metodologicamente foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa recorrendo à coleta de dados de natureza bibliográfica e documental. Face aos dados analisados, constata-se que o país transitou para democracia com séries de desacertos mal solucionados que geram diversos problemas na administração pública, assim como na implementação da reforma administrativa na Guiné-Bissau como: escassez de recursos humanos qualificados para gerenciar atividades do Estado, politização da máquina pública, entrada ilegal das pessoas na função pública e permanentes instabilidades política-institucionais no país. Estes fatos, impõem a constatação de que a reforma administrativa é um instrumento vital para a concertação desses desacertos na administração pública guineense, capaz de levá-la a eficiência e de melhorar a prestação de serviços públicos para os cidadãos.
Descrição: NHAGA, Ivaldino Carlitos. Desafios da implementação da reforma administrativa na Guiná-Bissau. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4365
Aparece nas coleções:Artigos - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVALDINO CARLITOS NHAGA Artigo.pdf2022_art_inhaga.pdf322,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.