Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/438
Título: A gestão da informação enquanto ferramenta estratégica para uma administração de transparência no município de Camaçari - BA
Autor(es): Estrela, Claudia de Sousa
Souza, Daniel Santana de
Castro, Lázaro Augusto Garcia
Palavras-chave: Transparência na administração pública – Brasil
Documentos públicos – Controle de acesso
Serviços de informação – Administração
Camaçari - BA
Brasil - Gestão da informação
Data do documento: 2015
Citação: ESTRELA, C. S.; SOUZA, D. S.; CASTRO, L. A. G. (2015)
Resumo: Os autores apresentam um estudo sobre o tema a gestão da informação enquanto ferramenta estratégica para uma administração pública de transparência no município de Camaçari-BA. A temática foi motivada pelo fato que os autores são servidores públicos efetivos da Prefeitura Municipal de Camaçari, possuem graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Direito, ausência de abordagem deste aludido tema, a realidade laborativa vivenciada e caracterizada pela cultura de troca de favores. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar e identificar a importância da Gestão de Informação na tomada de decisão da administração pública municipal, assim como identificar e analisar os entraves da administração pública, analisar e propor a gestão da informação como ferramenta estratégica para a tomada de decisão, identificar e analisar os aparelhos para a consolidação da democracia, fomentar a gestão democrática participativa através dos princípios d controle social e do exercício da cidadania, propor a implantação, modernização e reestruturação do arquivo público municipal como consequência para o controle social-democrático. os autores apresentam as bibliografias que se relacionam cm o tema e constrói um conhecimento teórico através da associação da áreas de Direito, Ciência da Informação, Arquivologia e Gestão Pública, com a prática realizada pelos gestores da PMC, observando a cultura organizacional, as políticas públicas arquivísticas, a gestão democrática participativa, o controle social, e o arquivo público como agente fomentador de instrumento para a gestão documental e o controle social. Na pesquisa de campo realizada nos órgãos da Administração pública foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os funcionários públicos da prefeitura, e utilizado a observação como método de coleta de dados que foram confrontados com a teoria e depois feito a análise crítica dos dados e as suas conclusões. Após a pesquisa de campo os autores identificaram que município possui o clientelismo, e que é empregado como moeda de troca os cargos comissionados e terceirizados, a imoralidade é camuflada pelos seus discricionários. As limitações do município em relação à gestão de documentos encontram-se vinculada às questões exclusivamente políticas. É notória a necessidade de implantação de políticas públicas de arquivo no município e, é indispensável que haja o aumento na fiscalização na esfera administrativa por não haver controle de mérito no que se refere aos atos administrativos discricionários.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/438
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia de Sousa Estrela.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.