Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4381
Título: Organização e funcionamento de salas de vacina em um município no interior do Ceará
Autor(es): Costa, Daniele Sousa de Castro
Palavras-chave: Avaliação de serviços de saúde
Vacinas
Programas de vacinação
Data do documento: 30-Jan-2020
Citação: COSTA, D. S. C. (2020)
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar a organização e o funcionamento das salas de vacina das UAPS no que correspondem aos aspectos gerais, procedimentos técnicos e de Conservação, administração e manuseio de imunobiológicos. Tratou-se de uma pesquisa avaliativa, onde os aspectos Estrutura e Processo foram avaliados em 05 salas de vacina pertencentes ao município de Acarape/CE, no período de 09 de dezembro de 2019 a 13 de janeiro de 2020. Utilizou-se o instrumento de Supervisão das Salas de Vacina do Ministério da Saúde para a coleta de dados por meio de observação do serviço e entrevista com o profissional atuante. Foi obtida uma classificação da qualidade do serviço conforme escores estabelecidos pelo PAISSV em ideal (90 a 100%), boa (70 a 89%), regular (40 a 69%) e ruim (inferior a 40%). Durante a pesquisa, todos os preceitos éticos foram respeitados. Na análise observou-se baixa proporção de enfermeiros trabalhando exclusivamente em sala de vacina, 20% (N=01) de salas. Todas as salas funcionam com um profissional (100%) e 100% dos profissionais participaram de capacitação em vacinação. Sobre a Estrutura referente aos Aspectos Gerais e Procedimentos Técnicos classificados como BOA (83,80%) verificou-se ausência de bancada para o preparo das vacinas em 100% das salas, a frequência da limpeza a cada 15 dias estava presente em apenas (40%) das salas, objetos de decoração (20%), paredes que não seguiam as normas recomendadas estavam presentes em (60%). No que se referem ao Processo dos componentes Aspectos Gerais; Procedimento Técnico classificado ideal (97,71%), os profissionais utilizavam técnica correta para administração das vacinas (100%); verificou-se falha na busca ativa com clientela suscetível (60%); observou-se a ausência de tratamento em vacinas com microrganismos vivos (100%) e ausência no acondicionamento dos vários tipos de lixo (100%). Na Estrutura da Rede de Frio com classificação BOA (78,18%), verificou-se a falta de serviço de manutenção preventivo-corretiva e ausência de disjuntor específico (100%). O Processo da Rede de Frio, classificação BOA (80%) apontou procedimento de limpeza dos refrigeradores inadequado (60%) e monitoramento de temperatura em caixas térmicas ausentes (40%). Os resultados deste estudo indicam a necessidade de correção das falhas encontradas na estrutura e no processo das salas de vacina das UAPS de Acarape/CE em relação aos componentes avaliados, com atenção especial aos itens relacionados a estrutura, que demonstraram maiores deficiências. Conclui-se que, a partir dos resultados obtidos através deste estudo, que os critérios em destaque merecem um olhar voltado para sua melhoria e que a equipe de enfermagem tem autonomia nessa intervenção, compartilhando o conhecimento devido, aplicando boas práticas, capacitando pessoal em sala de vacina, realizando busca ativa de usuários, supervisionando o trabalho técnico e garantindo a qualidade da promoção em saúde da população.
Descrição: COSTA, Daniele Sousa de Castro. Organização e funcionamento de salas de vacina em um município no interior do Ceará. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4381
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniele Sousa de Castro Costa.pdf2020_art_dacosta.pdf412,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.