Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4387
Título: Adoecimento Psíquico de Profissionais da Saúde Frente à Pandemia da Covid-19: Revisão Integrativa
Autor(es): Aquino, Cirlânia Rodrigues de
Palavras-chave: Infecções por Coronavirus
Pessoal de Saúde
Transtornos Mentais
Data do documento: 14-Abr-2021
Citação: AQUINO, C. R. (2021)
Resumo: A doença atualmente conhecida por COVID-19, surgiu em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China, sendo responsável por uma pandemia. Com altas taxas de transmissibilidade e infectividade, a COVID-19 tem causado impacto no que diz respeito aos aspectos psicossociais e econômicos da população mundial, sobretudo entre os profissionais de saúde, por atuarem nos cuidados diretos aos pacientes infectados. Este estudo tem o objetivo de sintetizar os principais transtornos mentais e fatores associados que contribuem para o sofrimento psíquico dos profissionais de saúde frente à pandemia da COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em março de 2021, que incluiu artigos publicados nos anos de 2019 a 2021, nas bases de dados Scopus, ScienceDirect, Web of Science, CINAHL e PubMed. Foram usados os descritores “Infecções por Coronavirus”, “Transtornos Mentais” e “Pessoal de Saúde” associados ao operador booleano “AND”, tendo a seguinte pergunta norteadora elaborada a partir da estratégia PICO: Quais são os principais transtornos mentais e fatores associados que contribuem para o sofrimento psíquico dos profissionais de saúde frente à COVID-19? Esta revisão foi composta por 71 artigos em língua inglesa e mandarim, sendo a maioria indexada na PubMed. Dentre os principais transtornos encontrados estão a ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático. Os principais fatores a eles associados estão em ser trabalhador e prestador do cuidado na linha de frente, ser mulher e enfermeira, estresse, ter acesso diminuído a equipamento de proteção individual, possuir membros da família infectados, sofrer estigma por trabalhar na área da saúde e medo de ser contaminado pelo vírus. Nesse contexto, a atenção à saúde mental desses profissionais deve ser motivo de preocupação devido à frequente exposição ao sofrimento psíquico sendo necessária a elaboração de estratégias que visem melhorar a saúde psíquica dos trabalhadores de saúde durante a assistência de pacientes com COVID-19.
Descrição: AQUINO, Cirlânia Rodrigues de. Adoecimento Psíquico de Profissionais da Saúde Frente à Pandemia da Covid-19: Revisão Integrativa. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4387
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cirlânia Rodrigues de Aquino.pdf2021_art_ciaquino.pdf363,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.