Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4392
Título: Construção da escola de mensuração de autoeficácia de enfermeiros nas consultas de Pré-natal e puerpério de mulheres com deficiência visual
Autor(es): Luzia, Francisco Jardsom Moura
Palavras-chave: Pessoa com Deficiência
Pré-natal
Puerpério
Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Autoeficácia
Data do documento: 3-Set-2021
Citação: LUZIA, F. J. M. (2021)
Resumo: Aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo apresentam um ou mais de um tipo de deficiência caracterizando uma parcela de 15% da população mundial. No Brasil, há um predomínio de pessoas que relataram possuir Deficiência Visual, 35,7 milhões, dentre elas, 23,1% equivale ao percentual da população feminina. Considerando a prevalência e a ausência de conteúdos na graduação voltados a temática, optou-se pela utilização da teoria da autoeficácia proposta por Bandura que avalia características que representam o quanto um indivíduo se sente capaz para realizar determinada atividade. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo construir uma escala de mensuração da autoeficácia de enfermeiros no atendimento a gestantes e puérperas com Deficiência Visual, pois acredita-se que um instrumento dessa natureza confiável e eficaz, apresentará relevância significativa no que se refere a promoção da saúde dessas mulheres. Tratou-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, utilizado para a criação da versão preliminar de uma escala de avaliação da autoeficácia. Para a construção dos itens foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura que juntamente com as informações de manuais do Ministério da Saúde, serviram como base para o roteiro e desenvolvimento dos itens relacionados as consultas de pré-natal e puerpério. Além disso, para a elaboração dos itens que compõem a escala foram utilizadas as regras para a construção de itens para escalas psicométricas de Pasquali. Os itens foram divididos em duas categorias: Categoria I-Consulta de Pré-Natal para o qual foram formulados 21 itens específicos para a consulta de pré-natal e Categoria II-Consulta puerperal sendo formulados 14 itens específicos para a consulta puerperal. Segundo pôde ser observado durante o desenvolvimento da escala em questão a assistência de enfermagem no pré-natal e puerpério possui especificidades complexas no que se refere as gestantes e puérperas com deficiência visual, nesse sentido, a implementação de estratégias que visem a diminuição das barreiras encontradas por essas mulheres durante o período gravídico-puerperal deve fazer parte da rotina dos serviços de saúde.
Descrição: LUZIA, Francisco Jardsom Moura. Construção da escola de mensuração de autoeficácia de enfermeiros nas consultas de Pré-natal e puerpério de mulheres com deficiência visual. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4392
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Jardsom Moura Luzia.pdf2021_art_frluiza.pdf225,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.