Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4396
Título: Anosmia: compreensão desta condição por profissionais de saúde e relatos de história de vida de pessoas com anosmia
Autor(es): Fonseca, Hortência Gueve da
Palavras-chave: Anosmia
Conhecimento
Relato
Data do documento: 19-Mar-2021
Citação: FONSECA, H. G. (2021)
Resumo: A anosmia é uma condição, congênita ou adquirida, caracterizada pela ausência do olfato. Essa condição é pouco conhecida na sociedade em geral devido à escassez de informações e da quantidade limitada de artigos e trabalhos que tratam sobre a temática; das poucas produções encontradas, se identificam apenas trabalhos antigos, o que torna ainda mais relevante o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa. Por isso, essa pesquisa dedica-se no âmbito qualitativo, apreender o conhecimento dos profissionais de saúde de uma unidade básica de saúde do maciço de Baturité sobre a anosmia e relato de pessoas que convivem com essa condição. A coleta de dados com os profissionais de saúde foi feita nas dependências da unidade de saúde, seguindo todas as medidas preventivas contra Covid-19, por meio de um roteiro com questões de caráter aberto, tendo como participantes nove profissionais (n=9) dentro dos critérios de inclusão: estar regularmente vinculado/a à unidade básica de saúde, ter pelo menos seis meses de experiência profissional. O roteiro continha quatro questões para nortear a coleta de dados, sendo elas: “Já ouviu falar sobre anosmia? Se sim, o que sabe sobre esta condição?”; “Conhece ou já atendeu alguma pessoa que vive com esta condição? Qual seria a causa?”; “Qual(is) risco(s) pode(m) apresentar uma pessoa nesta condição?”; “Como um profissional de saúde poderia ajudar esse paciente?”. Por outro lado, a coleta das informações sobre a história de vida dos indivíduos que vivem com anosmia foi feita por meio de um aplicativo da rede social (WhatsAppR), com a pergunta inicial: “Como é a sua convivência com essa condição?” e participaram dessa pesquisa, oito pessoas (n=8) dentro do critério de inclusão: conviver com anosmia, ser maior de 18 anos, ter aparelho celular, computador ou tablet com conexão à internet e acesso ao aplicativo WhatsApp e e-mail pessoal. As narrativas oriundas das entrevistas foram todas analisadas pela técnica de análise de conteúdo do tipo categorial. As falas apreendidas da entrevista com os profissionais de saúde foram utilizadas para complementar a abordagem da temática pelas pessoas que convivem com anosmia, sendo que as representações das entrevistas com as pessoas que convivem com anosmia foram distribuídas em seis categorias: anosmia versus paladar; interpretação do odor; sentimento em relação a anosmia; constrangimento/vergonha/medo/enfrentamento; itinerário diagnóstico; descrença familiar/sofrimento e percepção de riscos associados a anosmia. Na análise de dados da entrevista com os profissionais de saúde, a maioria demonstrou conhecimento da causa e no que concerne as pessoas que convivem com condição, foi observado sentimentos positivos e otimistas como forma de enfrentamento à condição, mas também sentimentos negativos como medo, vergonha, constrangimento e ansiedade que servem de obstáculo para busca ao auxílio de profissionais especializados e de interação social.
Descrição: FONSECA, Hortência Gueve da. Anosmia: compreensão desta condição por profissionais de saúde e relatos de história de vida de pessoas com anosmia. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4396
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HORTÊNCIA GUEVE DA FONSECA Tcc.pdf2021_art_hofonseca.pdf200,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.