Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4397
Título: Letramento em Saúde e Adesão ao Tratamento Farmacológico de Pessoas com Hipertensão Arterial
Autor(es): Silva, Iorana Candido da
Palavras-chave: Hipertensão
Letramento em Saúde
Adesão à Medicação
Enfermagem
Data do documento: 9-Dez-2021
Citação: SILVA, I. C. (2021)
Resumo: Objetivo: Analisar a associação entre o letramento em saúde e a adesão ao tratamento farmacológico de pessoas com hipertensão arterial. Métodos: Estudo transversal, desenvolvido com 234 participantes, que responderam um questionário online de caracterização sociodemográfica, clínica, avaliação do letramento em saúde e da adesão ao tratamento farmacológico. Resultados: Pessoas com pós-graduação, que trabalhavam e não tabagistas obtiveram melhores resultados de letramento em saúde. Idosos e aposentados/pensionistas apresentaram melhor adesão ao tratamento medicamentoso. Houve correlação entre a dimensão numérica (rs=0,189; p=0,004) e o resultado global de letramento em saúde (rs=0,170; p=0,009) com a adesão. Conclusões: Melhor compreensão numérica e global de letramento em saúde estiveram associados a melhores resultados de adesão ao tratamento medicamentoso da hipertensão arterial. Conhecer e compreender esses achados permite adequar os cuidados ofertados pelos enfermeiros.
Descrição: SILVA, Iorana Candido da. Letramento em Saúde e Adesão ao Tratamento Farmacológico de Pessoas com Hipertensão Arterial. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4397
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IORANA CANDIDO DA SILVA Artigo.pdf2021_art_iosilva.pdf701,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.