Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4403
Título: Manifestações clínicas neurológicas relacionadas à infecção pelo coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2): uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Felipe, Letícia Pereira
Palavras-chave: Infecções por Coronavírus
Betacoronavírus
Manifestações Neurológicas
Data do documento: 25-Jan-2021
Citação: FELIPE, L. P. (2021)
Resumo: Identificados desde a década de 1960, os Coronavírus são RNAs vírus envelopados, capazes de infectar animais, aves e seres humanos. O SARS-CoV-2, agente etiológico responsável pela Doença Coronavírus 19 (COVID-19), é um β-coronavírus, pertencente à família Coronaviridae, que tem como receptor a Enzima Conversora de Angiotensina 2 (ECA-2), proteína de membrana expressa em células respiratórias, gastrointestinais, hepáticas e neurológicas. Nesse sentido, a capacidade neuroinvasiva presente na cepa viral, desempenha significância clínica, considerando a neuroinflamação e a neurodegeneração associadas à infecção. Este estudo teve como objetivo compreender as manifestações clínicas neurológicas apresentadas por pacientes infectados pelo SARS- CoV-2. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada em julho de 2020, que incluiu artigos publicados no ano de 2020, nas bases de dados Scopus, Web of Science, CINAHL e PubMed. Foram usados os descritores “SARS-CoV-2”, “COVID-19” e “manifestações neurológicas”, associados ao operador booleano “AND”, tendo como pergunta norteadora de pesquisa: “Quais as manifestações clínicas neurológicas apresentadas por pacientes infectados por SARS-CoV-2?” - elaborada a partir da estratégia PICO. Esta revisão foi composta por 6 artigos em língua inglesa, sendo a maioria indexados na PubMed. Dentre as manifestações clínicas observadas, as disfunções olfativas e gustativas foram as que se destacaram. Conclui-se que as manifestações clínicas neurológicas estão presentes em pacientes infectados com SARS- CoV-2, desde casos leves a graves da doença, sendo destacada as disfunções olfativas e gustativas. Dentro desse contexto, destaca-se a importância da investigação mais aprofundada do comportamento patológico viral e sua progressão da doença a nível de Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
Descrição: FELIPE, Letícia Pereira. Manifestações clínicas neurológicas relacionadas à infecção pelo coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2): uma revisão integrativa da literatura. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4403
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA PEREIRA FELIPE Tcc.pdf2021_art_lefelipe.pdf324,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.