Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4435
Título: Linhas de cuidados às gestantes e principais complicações da covid-19: uma revisão integrada
Autor(es): Mota, Rafaella Martins
Palavras-chave: Gravidez
Infecções por coronavírus
Cuidado
Enfermagem
Data do documento: 14-Abr-2021
Citação: MOTA, R. M. (2021)
Resumo: Objetivo: Analisar as linhas de cuidado às gestantes e principais complicações da covid-19, assim como os aspectos psicossociais no contexto da pandemia. Método: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada entre fevereiro e março de 2021, onde buscou-se os artigos indexados nas bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE, BDENF, Portal Capes e Science Direct. Foram utilizados os descritores: Gravidez; Infecções por Coronavírus; Cuidado e Enfermagem e realizado o entrecruzamento, utilizando o operador booleano “AND” entre os descritores. Os critérios de inclusão foram artigos que abordassem a temática do estudo, com texto completo, entres os anos de 2016 a 2021, nas bases elencadas, em língua portuguesa e inglesa. Os critérios de exclusão utilizados foram: dissertações, teses, estudos de revisão, artigos duplicados, fora do recorte temporal 2016-2021, resumos, literatura cinzenta. Durante o processo de busca foram encontrados 2547 estudos, mediante os critérios de inclusão e exclusão, dentre estes, 13 foram escolhidos por se enquadrarem ao tema e responderem à pergunta norteadora. Resultados: Dentre os resultados observados categorizou-se as temáticas abordadas e que respondem à questão norteadora em três categorias: Cuidados em saúde e medidas preventivas da COVID-19 em gestantes; Manifestações clínicas de gestantes com COVID-19 e complicações associadas e Aspectos psicossociais em gestantes durante a pandemia. Considerações Finais: O estudo mostrou os cuidados em saúde, destacando as principais intervenções para o cuidado humanizado de Enfermagem. Observou-se ainda que as teorias de enfermagem vêm sendo empregadas na maneira como os profissionais de saúde estão lidando com a pandemia. Assim, a enfermagem ganha destaque na busca de cuidados que voltados para a saúde. O estudo também mostra as limitações de cuidados que o grupo estudado sofre pelas restrições que a pandemia causou. Acredita-se que o presente estudo contribua para a comunidade científica, por trazer o contexto da pandemia de COVID-19, com os principais cuidados e intervenções, manifestações clínicas e aspectos psicossociais.
Descrição: MOTA, Rafaella Martins. Linhas de cuidados às gestantes e principais complicações da covid-19: uma revisão integrada. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4435
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELLA MARTINS MOTA Artigo.pdf2021_art_ramota.pdf266,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.