Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4436
Título: Erros associados à medicação durante a assistência na emergência: revisão integrativa
Autor(es): Silva, Raiane Martins da
Palavras-chave: Enfermagem
Emergência
Erros de medicação
Segurança do paciente
Data do documento: 14-Abr-2021
Citação: SILVA, R. M. (2021)
Resumo: O erro de medicação configura-se como qualquer evento evitável que de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. Assim, as ações dentro de um ambiente de emergência exigem cautela visando uma prática segura, principalmente pelo ambiente constituir situações propícias à ocorrência de eventos adversos, sendo um deles o erro de medicação. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo identificar evidências científicas sobre os principais erros referentes ao processo de medicação no setor de emergência associados à segurança do paciente. Trata-se de revisão integrativa da literatura, realizada em marco de 2021, que incluiu artigos publicados a partir do ano de 2013 até março de 2021, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF e IBECS por intermédio da Biblioteca Virtual de Saúde, além de Scopus e CINAHL. Foram utilizados os descritores “enfermagem”, “nursing”, “erros de medicação”, “medication erros”, “emergência” “emergency”, “paciente”, “patients”, “equipe de enfermagem”, “nursing, team”, “segurança do paciente”, “patient safety”, associados ao operador booleano “AND”, tendo como pergunta norteadora de pesquisa “Quais os principais erros referentes ao processo de medicação no setor de emergência associados à segurança do paciente”? – elaborada a partir da estratégia PICO. Esta revisão foi composta por 10 artigos, sendo a maioria indexados na MEDLINE. Dentre os erros observados, os mais comuns foram àqueles relacionados a preparo/manipulação, como não utilização de Equipamento de Proteção Individual, identificação incorreta do medicamento preparado, falta de higienização das mãos, não desinfecção de ampolas e não desinfecção da bancada; paciente errado via errada e técnica de administração errada como preparo incorreto na sala de emergência, perda de doses e doses incorretas. Frente a este contexto, justifica-se a realização do presente estudo com ênfase no cuidado de enfermagem, uma vez que esta categoria está permanentemente envolvida nesse processo e as unidades de emergência são locais de alta exposição aos riscos de erros de medicação. Em decorrência dessas considerações, o estudo torna-se relevante devido o processo de medicação ser um fator fundamental no cuidado ao paciente e a identificação dos fatores causadores dos erros de medicação encontrados na literatura no setor de emergência, possa subsidiar estratégias para sua redução, ampliar a qualidade do cuidado e promover maior segurança ao paciente.
Descrição: SILVA, Raiane Martins da. Erros associados à medicação durante a assistência na emergência: revisão integrativa. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4436
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raiane Martins da Silva.pdf2021_art_rasilva.pdf307,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.