Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4437
Título: Repercussões da covid-19 em pacientes hemodialíticos: revisão sistemática
Autor(es): Jansen, Raphaella Castro
Palavras-chave: SARS-CoV-2
COVID-19
Hemodiálise
Doença Renal Crônica
Enfermagem
Data do documento: 23-Nov-2021
Citação: JANSEN, R. C. (2021)
Resumo: Introdução: a COVID- 19 é considerada uma doença sistêmica e os rins são um dos órgãos mais afetados na infecção pelo SARS-CoV-2. Nesse contexto, pacientes renais crônicos são considerados populações de risco. A enfermagem atua na assistência direta ao paciente hemodialítico, sendo responsável pelo manejo clínico, redução de agravos e orientações em saúde. Objetivo: identificar as evidências científicas na literatura a respeito das repercussões da COVID-19 em pacientes submetidos ao tratamento de hemodiálise. Método: trata-se de uma revisão sistemática, cuja questão norteadora, sistematizada, conforme estratégia do acrônimo PECOS foi: “quais as repercussões da COVID-19 em pacientes submetidos ao tratamento de hemodiálise?”. As buscas foram realizadas no banco de dados da Cochrane Library; na base de dados da Web of Science; no buscador acadêmico Science Direct; no Portal da PubMed e no Portal Regional da Biblioteca Virtual da Saúde. Para a avaliação da qualidade metodológica dos estudos, utilizou-se a escala de Downs e Black adaptada. Resultados: dezesseis artigos foram incluídos e todos apresentaram alta qualidade metodológica. Observou-se que as repercussões decorrentes da infeção por COVID-19 em pacientes hemodialíticos mais citadas compreendem o índice elevado de mortalidade (75%), desenvolvimento de sinais e sintomas típicos da doença como febre, tosse, dispneia e fadiga (68,75%), além de complicações como a linfopenia (68,75%), evolução para Síndrome Respiratória Aguda Grave (56,25%), necessidade de ventilação mecânica (50%) e admissão na Unidade de Terapia Intensiva (50%). Conclusão: os pacientes em hemodiálise são mais suscetíveis à infecção pelo SARS-CoV-2. Nesse contexto, quando infectados, esse público apresenta desfechos clínicos mais adversos, doenças mais graves, maior mortalidade e pior prognóstico. As repercussões da COVID-19 apresentadas pelos pacientes em regime hemodialítico desvelam uma necessidade de cuidados de enfermagem preventivos nas clínicas de hemodiálise, auxiliando na identificação precoce de potenciais riscos, no reconhecimento de potencialidades e na prestação de uma assistência segura.
Descrição: JANSEN, Raphaella Castro. Repercussões da covid-19 em pacientes hemodialíticos: revisão sistemática. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4437
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAPHAELLA CASTRO JANSEN Artigo.pdf2021_art_rajansen.pdf391,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.