Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4439
Título: Achados histopatológicos observados na placenta de gestantes infectadas pelo coronavírus tipo 2 da síndrome respiratória aguda grave: Revisão integrativa
Autor(es): Sousa, Ricardo Matheus Mota
Palavras-chave: Infecções por Coronavírus
Placenta
Achados Histopatológicos
Data do documento: 14-Abr-2021
Citação: SOUSA, R. M. M. (2021)
Resumo: No contexto da pandemia pela Doença Coronavírus 19 (COVID-19), o número reduzido de evidências científicas relacionadas às formas de contágio, fisiologia e patogênese do coronavírus tipo 2 da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2) elevou as gestantes e recém-nascidos à categoria de grupos prioritários. Nesse sentido, a literatura aponta o acometimento da gestante e feto pelo vírus, inclusive induzindo alterações placentárias. O estudo objetivou identificar e avaliar as evidências científicas relacionadas aos principais achados histopatológicos observados na placenta de gestantes infectadas pelo SARS-CoV-2. Trata-se de uma revisão integrativa conduzida nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), National Library of Medicine (PubMed), Scopus e Web of Science, em fevereiro de 2021. Baseada na estratégia PICO, foi formulada a seguinte pergunta norteadora: “Quais os achados histopatológicos observados na placenta em gestantes infectadas por SARS-CoV-2?”. A busca na base de dados foi realizada, utilizando os descritores “Coronavirus Infections”, “Placenta Diseases” e a palavra-chave “Histopathological” conectadas por meio do operador booleano And. Das 5 publicações incluídas, 04 constavam na PubMed, 02 foram conduzidas nos Estados Unidos e 03 tinham sido publicadas em revistas de Patologia. Entre os principais resultados obtidos, destacou-se, como acometimento histopatológico mais observado na placenta, a má perfusão vascular materna. Conclui-se que, apesar dos estudos incluídos nessa revisão terem sido publicados principalmente em base de dados de relevância e em um idioma universal, sua condução se restringiu especialmente em um determinado país, ano e revista especializada, além de adotarem um tipo de pesquisa com baixo nível de evidência. Os artigos apontaram, como principais fenômenos histopatológicos, a má perfusão vascular materna, infarto viloso, corioamnionite, maturação vilosa acelerada, arteriopatia decídua e deciduite linfoplasmocitária crônica.
Descrição: SOUSA, Ricardo Matheus Mota. Achados histopatológicos observados na placenta de gestantes infectadas pelo coronavírus tipo 2 da síndrome respiratória aguda grave: Revisão integrativa. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4439
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDO MATHEUS MOTA SOUSA Tcc.pdf2021_art_risousa.pdf302,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.