Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4447
Título: Efeito da proteína do soro do leite (whey protein) sobre os parâmetros bioquímicos de camundongos submetidos à dieta hipercalórica
Autor(es): Teixeira, Bárbara Rodrigues
Palavras-chave: Camundongos
Proteína do soro do leite
Dieta hipercalórica
Obesidade
Data do documento: 25-Nov-2022
Citação: TEIXEIRA, B. R. (2022)
Resumo: A obesidade vem tornando-se uma preocupação mundial devido ao aumento da sua prevalência. Maiores crescimentos foram observados, principalmente, entre jovens com alta escolaridade, seja para excesso de peso, seja para obesidade. Estudos mostram que pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima do ideal foram registrados com mais frequência em casos críticos como decorrência do COVID-19, do que os pacientes com IMC normal. Modelos experimentais de indução de obesidade em animais de laboratório tem sido realizado para melhor compreender a obesidade bem como avaliar as potenciais substâncias efetivas no seu tratamento, como é o caso da proteína do soro do leite (PSL). O objetivo foi avaliar o efeito da PSL sobre os parâmetros bioquímicos de camundongos submetidos à ração hipercalórica. Os animais foram divididos nos grupos (n=8): Grupo 1, receberam apenas ração padrão (RP); Grupo 2, receberam apenas ração hipercalórica (RH); Grupo 3, receberam ração hipercalórica acrescida de proteína do soro do leite (RHPSL) e Grupo 4, receberam ração hipercalórica (RH) + ração hipercalórica acrescida de proteína do soro do leite (RHPSL). A obesidade foi induzida mediante ingestão por 12 semanas de RH. O G3 recebeu a PSL concomitante à RH, enquanto que em G4 induziu-se primeiramente a obesidade e, nos 28 dias posteriores, realizou-se o acréscimo de PSL à RH. Por fim, os animais foram submetidos a jejum de sólidos de 6- 8h para determinação dos parâmetros bioquímicos. Os resultados obtidos foram tabulados e plotados nos programas Graphpad Prism 5.0 e Microsoft Office Excel 2013® para análise estatística e geração de gráficos. Observaram-se alterações nos parâmetros glicose, colesterol total, colesterol HDL, ureia, albumina e proteínas totais, bem como no peso da gordura abdominal e do fígado. Os níveis de glicose aumentaram no Grupo 3 em 155,81% e 103,27%, quando comparado ao G1 e G2, respectivamente, enquanto que o G4 apresentou uma redução de 57,00% ao comparar com G3. A gordura abdominal dos animais dos grupos 2, 3 e 4, elevou-se de forma significativa em 163,39%, 227,94% e 25,48%, respectivamente em relação ao G1. O G3 apresentou aumento do peso do fígado comparado com G1 e G2, bem como foi o grupo que teve maiores valores de gordura abdominal, peso corpóreo e glicose. Em relação à função renal, apenas os níveis de ureia foram alterados, de forma que os grupos 2, 3 e 4 apresentaram valores reduzidos em 27,25%, 33,23% e 25,86%, respectivamente, desse parâmetro em relação ao G1. De acordo com os resultados demonstrados, verifica-se que a ração hipercalórica adicionada ou não de proteína do soro do leite na concentração e período estudado, proporcionou alterações significativas na glicose, colesterol total, colesterol HDL, ureia, proteínas totais e albumina.
Descrição: TEIXEIRA, Barbara Rodrigues. Efeito da proteína do soro do leite (whey protein) sobre os parâmetros bioquímicos de camundongos submetidos à dieta hipercalórica. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4447
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbara Rodrigues Teixeira.pdf2022_art_bateixeira.pdf343,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.