Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4448
Título: Utilização de uma rede social como ferramenta para propagação de informações sobre enteroparasitoses
Autor(es): Alencar, Bruna Alves
Palavras-chave: Parasitoses Intestinais
Redes Sociais Virtuais
Educação em Saúde
Data do documento: 18-Fev-2022
Citação: ALENCAR, B. A. (2022)
Resumo: As enteroparasitoses são um problema de saúde pública no país por atingirem até 60,8% das crianças brasileiras entre 4 e 12 anos. Assim, este trabalho objetiva avaliar a eficácia do uso de uma rede social virtual, como estratégia para a educação em saúde sobre parasitoses intestinais. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, procedente da análise métrica do engajamento de postagens educativas na plataforma Instagram. A criação dos conteúdos se deu por meio de quatro etapas: 1-Busca na literatura; 2-Confecção de um roteiro, contendo: Epidemiologia; Transmissão; Sinais e Sintomas; Diagnóstico; Tratamento; Prevenção; 3- Confecção do conteúdo, por meio do aplicativo Canva; 4-Criação de legendas e divulgação pelo Instagram, através da conta @askparasita. Foram compartilhadas 35 postagens educativas, em formatos de vídeo Reels e IGTV. A execução desse projeto propiciou uma nova perspectiva sobre as possibilidades de realizar educação em saúde. O uso de Redes Sociais Virtuais (RSV) simplificou o processo e possibilitou o desenvolvimento de habilidades para realizar educação em saúde de forma online. Ademais, a criação do perfil no Instagram possibilitou que esse projeto pudesse alcançar um maior número de pessoas, e um público diferente, levando um conteúdo de suma importância para as redes sociais, disseminando informações relevantes, capazes de influenciar mudança de hábitos na sociedade.
Descrição: ALENCAR, Bruna Alves. Utilização de uma rede social como ferramenta para propagação de informações sobre enteroparasitoses. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4448
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Alves Alencar.pdf2022_art_bralencar.pdf471,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.