Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4450
Título: Resgate aéreo e os danos ocupacionais para os profissionais de saúde: uma revisão integrativa
Autor(es): Irineu, Carlos Henrique Moraes
Palavras-chave: Profissionais de saúde
Resgate aéreo
Saúde ocupacional
Data do documento: 16-Fev-2022
Citação: IRINEU, C. H. M. (2022)
Resumo: O resgate aéreo apresenta suas excepcionalidades, com desafios para a equipe multiprofissional, que mesmo com todo o treinamento, tecnologias dispostas, responsabilidade e excelência da equipe, este é um trabalho árduo, devido os atendimentos complexos, com espaços pequenos para laborar dentro da aeronave, sobrecarga da equipe por absenteísmos, estado crítico do paciente. Diante do exposto, esse estudo teve como objetivo identificar os danos ocupacionais para os profissionais de saúde que atuam no resgate aéreo. A revisão integrativa é um processo metódico, que consiste no resumo literário pautado na Prática Baseada em Evidência, desse modo, foi realizada uma pesquisa nas fontes de dados: Web of Science, National Library of Medicine (PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizados descritores controlados em inglês e português, respectivamente, indexados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH), sendo eles: “Air Ambulances / Resgate aéreo”; “Health Personnel / Profissionais de Saúde”; “Occupational Health / Saúde Ocupacional”, realizada durante os meses de setembro e outubro de 2021. O operador booleano associado utilizado foi o “AND”, para união dos termos nas bases de dados. Foram encontradas 111 publicações, destas, 83 foram excluídas após a aplicação dos critérios de exclusão, permanecendo 28 publicações. Após a leitura de títulos e resumos, 18 publicações foram excluídas, destas, 3 foram excluídas após leitura na íntegra, restando 7. Das sete publicações incluídas, após o refinamento metodológico, três foram encontradas na base de dados Medline/Pubmed (14,28% / n = 3). Destaca-se que, como principais danos ocupacionais para profissionais de saúde que atuam no resgate aéreo a susceptibilidade ao estresse, que por sua vez, relaciona-se a síndrome de burnout, atrelado a poucas horas de sono, sobrecarga de trabalho, uso excessivo e prolongado de equipamentos de proteção individual, exposição a ruídos acima do permitido. Dessa forma, é notório a necessidade de desenvolvimento de mais estudos voltados para a temática em questão, que possui uma grande relevância para o âmbito da emergência e para a saúde como um todo, presente as informações corroboradas pela literatura apresentada.
Descrição: IRINEU, Carlos Henrique Moraes. Resgate aéreo e os danos ocupacionais para os profissionais de saúde: uma revisão integrativa. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4450
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS HENRIQUE MORAES IRINEU Artigo.pdf2022_art_cairineu.pdf458,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.