Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4453
Título: Associação das Condições Socioeconômicas e sanitárias com autoeficácia materna em prevenira diarreia infantil
Autor(es): Ca, Delce Costa Barros
Palavras-chave: Diarreia Infantil
Autoeficácia
Enfermagem
Data do documento: 2-Ago-2022
Citação: CA, D. C. B. (2022)
Resumo: INTRODUÇÃO: A diarreia infantil é a segunda principal causa de morbidade entre crianças menores de cinco anos de idade, sendo uma doença multifatorial. Nesse contexto, fatores relacionados às condições socioeconômicas e sanitárias e o conhecimento a motivação dos cuidadores em realizar cuidados que previnam a doença, podem influenciar na ocorrência de casos de diarreia infantil. OBJETIVO: Verificar associação entre as variáveis socioeconômicas e sanitárias de mães de crianças menores de cinco anos de idade e a autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, que foi realizado em uma unidade básica de saúde do município de Redenção/CE, Brasil, com mães de crianças menores de cinco anos de idade, com coleta de dados realizada no ano de 2022. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário para levantamento das condições socioeconômicas e sanitárias das participantes, e a Escala de Autoeficácia Materna para a Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI). A análise dos dados foi realizada a partir de teste Qui-quadrado de Pearson, testes estatísticos adequados. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. RESULTADOS: Participaram do estudo 50 mães de crianças menores de cinco anos de idade. A partir da aplicação da EAPDI, foi possível verificar que, 19 (38%) apresentavam baixa/moderada em prevenir a diarreia infantil, e que 31 (62%) apresentavam elevada autoeficácia. Ao realizar a análise estatística verificou-se que dentre as variáveis sanitários, somente a relacionada com a origem da água da casa apresentou relação estatisticamente significativa, revelando provável influência desta variável na autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil. CONCLUSÃO: Neste estudo, que avaliou a associação das condições socioeconômicos e sanitárias com a autoeficácia materna em prevenir diarreia infantil, nota-se que a origem da água da casa apresentou uma relevância significativa para o nível da autoeficácia.
Descrição: CA, Delce Costa Barros. Associação das Condições Socioeconômicas e sanitárias com autoeficácia materna em prevenira diarreia infantil. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4453
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Delce Costa Barros Ca.pdf2022_art_deca.pdf216,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.