Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4460
Título: Associação das Condições Socioeconômicas e Sanitárias com a Ocorrência da Diarreia Infantil
Autor(es): Silva, Isabel Cristina da
Palavras-chave: Diarreia infantil
Determinantes Sociais da Saúde
Enfermagem
Data do documento: 7-Dez-2022
Citação: SILVA, I. C. (2022)
Resumo: INTRODUÇÃO: A diarreia infantil configura como uma das principais causas de mortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade, sendo esta uma doença multifatorial. Nesse contexto, a associação entre fatores relacionados às condições socioeconômicas e sanitárias têm influência na ocorrência da diarreia infantil, sendo importante esse conhecimento para prevenção dessa doença. OBJETIVO: Verificar associação entre as variáveis sociodemográficas e sanitárias de mães de crianças menores de cinco anos de idade e as informações de saúde da criança, com a ocorrência da diarreia infantil. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), situada no município de Redenção/CE.A população do estudo foi constituída por mães e/ou cuidadores de crianças com faixa etária de zero até cinco anos de idade, sendo selecionada por conveniência e utilizando uma amostra de 50 participantes. A coleta foi realizada a partir da aplicação de um instrumento com variáveis sociodemográficas, sanitárias e de saúde da criança.Os dados foram digitados no Microsoft Excel 2010 e analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS Statistics), versão 20.0, sendo utilizados os testes estatísticos necessários para realizar análise proposta. Os dados foram apresentados a partir da elaboração de tabelas e gráficos que permitiram analisar a relação com a ocorrência da diarreia infantil.O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer No 4.327.066. RESULTADOS: Das 50 participantes, 40 afirmaram que as crianças cuidadas por elas já tiveram diarreia. Acerca das variáveis avaliadas, verificou -se que a maioria das participantes tinha entre 20 e 29 anos de idade (72%), segundo grau completo ou incompleto (64% e p*0,190), como ocupação ser do lar (62% ), residia em casa com reboco (78%), tinha acesso a água da casa da rede pública/encanada ( 90%), esgoto por rede pública (94%), criança do sexo feminino (52% ), recebia ajuda para cuidar do filho (60% ). A variável ‘ocupação’ teve resultado estaticamente significativo com a ocorrência da diarreia infantil(P=0,029). CONCLUSÃO: Neste estudo, que avaliou a associação das condições socioeconômicas e sanitárias com a ocorrência da diarreia infantil, nota-se que a ocupação apresentou uma relevância significativa para a ocorrência da diarreia infantil.
Descrição: SILVA, Isabel Cristina da. Associação das Condições Socioeconômicas e Sanitárias com a Ocorrência da Diarreia Infantil. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4460
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabel Cristina da Silva.pdf2022_art_issilva.pdf267,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.