Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4463
Título: Uma revisão sobre carboxiterapia: conceitos, aplicações e o papel do enfermeiro esteta
Autor(es): Andrade, Kelvia Batista de
Palavras-chave: Carboxiterapia
Estética
Enfermagem
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: ANDRADE, K. B. (2022)
Resumo: A Carboxiterapia é um termo recente em medicina, muito embora a administração terapêutica do gás carbônico tenha se iniciado nos anos 1930 na França. Essa técnica consiste em procedimento estético de caráter intervencionista não cirúrgico que se embasa na aplicação de injeções de gás na pele com o intuito de eliminar problemas relativos a esse órgão. É uma forma de intervenção bem simples e com grande eficiência, podendo estimular o metabolismo celular, sem agredi-lo, sendo empregada em diversas alterações cutâneas. A técnica de carboxiterapia pode ser aplicada e executada por diversas profissões. Em 2016 tal prática foi regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem e desse modo, para compreender as aplicações e os mecanismos envolvendo a carboxiterapia, bem como a atuação do profissional de enfermagem na área, realizou-se o presente trabalho, cujo objetivo é realizar uma revisão integrativa sobre carboxiterapia e atuação do enfermeiro esteta na aplicação dessa técnica. Para tal, realizou-se a elaboração de uma pergunta que permitisse nortear a pesquisa, no caso: “O que é carboxiterapia, quais suas aplicações e como o enfermeiro esteta pode atuar utilizando-a?”. A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO, LILACS, ELSEVIER e BDENF, nos meses de janeiro e fevereiro de 2022. Foram selecionados artigos publicados na literatura nacional e internacional, disponíveis gratuitamente na íntegra, sem estabelecer o limite de tempo de publicação, e que respondessem à questão de pesquisa, além de estarem na língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Já como critério de exclusão, foi determinado que não entrariam no estudo produções que não respondiam à questão de pesquisa, estudos duplicados, teses e dissertações. Depois de aplicada a metodologia proposta, foram encontrados 71 artigos, dos quais apenas 7 foram utilizados, dados os critérios utilizados. A revisão dos artigos permitiu verificar que a carboxiterapia é uma metodologia utilizada para diversas doenças de pele ou alterações dermatológicas, segura, mas que apresenta possíveis complicações, devendo ser executada por profissionais habilitados. Dentre esses profissionais está o enfermeiro, cuja regulação para atuação na área é desde 2016. Apesar disso, não se encontrou artigos que retratassem a aplicação da carboxiterapaia por enfermeiros estetas. Sendo assim, conclui-se que a carboxiterapia é uma técnica viável, com mecanismos descritos e resultados clínicos bons, mas que o profissional de enfermagem ainda não atua na área de estética e na aplicação de carboxiterapia, sendo um campo promissor para a profissão.
Descrição: ANDRADE, Kelvia Batista de. Uma revisão sobre carboxiterapia: conceitos, aplicações e o papel do enfermeiro esteta. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4463
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELVIA BATISTA DE ANDRADE Artigo.pdf2022_art_keandrade.pdf409,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.