Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Larissa Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T16:43:20Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T16:43:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, L. G. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4466 | - |
dc.description | COSTA, Larissa Gonçalves da. Jogo de tabuleiro sobre LPP como estratégia educativa para profissionais de enfermagem: relato de experiência. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: As lesões por pressão são comuns em pacientes internados por tempo prolongado e surgem devido a fatores intrínsecos e extrínsecos. Os fatores extrínsecos podem sofrer interferências pela equipe de enfermagem, evitando assim o surgimento de tais lesões ou as identificando de forma precoce. Nesse sentido, o trabalho com a prevenção se faz essencial para evitar que essas feridas se desenvolvam, as quais pioram o quadro clínico do paciente. Portanto, a educação continuada dos profissionais de enfermagem acerca da temática, especialmente aqueles que atuam no contexto hospitalar, é indispensável. Objetivo: relatar a experiência de construção e aplicação de jogo educativo para profissionais de enfermagem em ambiente hospitalar para prevenção e tratamento de lesões por pressão. Método: Trata-se de um relato de experiência acerca uma atividade educativa realizada com os profissionais de enfermagem durante o internato eletivo hospitalar, dentro de dois hospitais, de nível terciário, da cidade de Fortaleza, dentro nos períodos de 22 a 26 de novembro de 2021 e 30 de junho a 05 de julho de 2022 no município de Fortaleza-CE. Resultados: Foi construído um jogo do tipo tabuleiro, que permitiu a aplicação de princípios da gamificação para fortalecer a educação continuada sobre lesão por pressão. A ação foi realizada com um total de 44 profissionais da área da saúde. Os relatos e reflexões interpostos foram realizados em quatro categorias: Elaborando um jogo educativo do tipo tabuleiro, recordando o conhecimento teórico sobre lesão por pressão, brincando com o Jogo da Lesão e refletindo sobre a aplicação de um jogo de tabuleiro em serviço hospitalar. Conclusão: O jogo de tabuleiro mostrou-se uma estratégia educativa útil para ser utilizada na educação continuada de profissionais no contexto hospitalar, e representou uma experiência muito importante para a acadêmica envolvida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Lesão por pressão | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Jogo de tabuleiro sobre LPP como estratégia educativa para profissionais de enfermagem: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa Gonçalves da Costa.pdf | 2022_art_lacosta.pdf | 755,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.