Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4466
Título: | Jogo de tabuleiro sobre LPP como estratégia educativa para profissionais de enfermagem: relato de experiência |
Autor(es): | Costa, Larissa Gonçalves da |
Palavras-chave: | Educação continuada Tecnologia educacional Lesão por pressão Enfermagem |
Data do documento: | 28-Jul-2022 |
Citação: | COSTA, L. G. (2022) |
Resumo: | Introdução: As lesões por pressão são comuns em pacientes internados por tempo prolongado e surgem devido a fatores intrínsecos e extrínsecos. Os fatores extrínsecos podem sofrer interferências pela equipe de enfermagem, evitando assim o surgimento de tais lesões ou as identificando de forma precoce. Nesse sentido, o trabalho com a prevenção se faz essencial para evitar que essas feridas se desenvolvam, as quais pioram o quadro clínico do paciente. Portanto, a educação continuada dos profissionais de enfermagem acerca da temática, especialmente aqueles que atuam no contexto hospitalar, é indispensável. Objetivo: relatar a experiência de construção e aplicação de jogo educativo para profissionais de enfermagem em ambiente hospitalar para prevenção e tratamento de lesões por pressão. Método: Trata-se de um relato de experiência acerca uma atividade educativa realizada com os profissionais de enfermagem durante o internato eletivo hospitalar, dentro de dois hospitais, de nível terciário, da cidade de Fortaleza, dentro nos períodos de 22 a 26 de novembro de 2021 e 30 de junho a 05 de julho de 2022 no município de Fortaleza-CE. Resultados: Foi construído um jogo do tipo tabuleiro, que permitiu a aplicação de princípios da gamificação para fortalecer a educação continuada sobre lesão por pressão. A ação foi realizada com um total de 44 profissionais da área da saúde. Os relatos e reflexões interpostos foram realizados em quatro categorias: Elaborando um jogo educativo do tipo tabuleiro, recordando o conhecimento teórico sobre lesão por pressão, brincando com o Jogo da Lesão e refletindo sobre a aplicação de um jogo de tabuleiro em serviço hospitalar. Conclusão: O jogo de tabuleiro mostrou-se uma estratégia educativa útil para ser utilizada na educação continuada de profissionais no contexto hospitalar, e representou uma experiência muito importante para a acadêmica envolvida. |
Descrição: | COSTA, Larissa Gonçalves da. Jogo de tabuleiro sobre LPP como estratégia educativa para profissionais de enfermagem: relato de experiência. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4466 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa Gonçalves da Costa.pdf | 2022_art_lacosta.pdf | 755,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.