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dc.contributor.authorCampos, Leidiane Rodrigues do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-04-08T16:45:24Z-
dc.date.available2024-04-08T16:45:24Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.citationCAMPOS, L. R. N. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4467-
dc.descriptionCAMPOS, Leidiane R. do Nascimento. Estratégia de ensino inteligencia emocional na formação de profissionais de saúde: scoping review. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA inteligência emocional é caracterizada como a capacidade de organizar informações emocionais de uma maneira mais eficiente e elaborada, e na prática diária do cuidado em saúde, propicia escolhas mais assertivas e um cuidado qualificado. Desse modo, desenvolver ou aperfeiçoar esta característica ainda na formação pode contribuir positivamente na disposição de cuidados. Assim, o estudo teve como objetivo identificar estudos disponíveis que abordam estratégias de ensino para profissionais de saúde, tanto na graduação como no serviço profissional, com ênfase na Inteligência emocional. Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida com base nas recomendações do Joanna Briggs Institute, a partir da questão: Como a inteligência emocional tem sido aplicada na formação dos profissionais de saúde? As buscas foram realizadas em maio de 2022, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Web of Science, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online via PubMed (MEDLINE/PubMed), Scopus e no buscador ScienceDirect. Inicialmente foram encontrados 1.230 estudos potencialmente elegíveis e quatro na busca de referências, dos quais permaneceram seis na amostra final. Os estudos incluídos foram realizados nos Estados Unidos, Reino Unido e Malásia, entre os anos de 2010 a 2022. As amostras eram compostas principalmente por pós-graduandos da categoria médica. Dentre as estratégias de ensino utilizadas nos artigos destacam-se os programas de treinamento, simulação, sessões em grupo, e coaching. Os achados desse estudo sugerem que a Inteligência emocional pode ser melhorada em estudantes e profissionais de saúde por meio de programas e intervenções educativas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectPessoal de saúdept_BR
dc.titleEstratégia de ensino inteligencia emocional na formação de profissionais de saúde: scoping reviewpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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