Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4467
Título : | Estratégia de ensino inteligencia emocional na formação de profissionais de saúde: scoping review |
Autor : | Campos, Leidiane Rodrigues do Nascimento |
Palabras clave : | Inteligência emocional Capacitação profissional Pessoal de saúde |
Fecha de publicación : | 27-jul-2022 |
Citación : | CAMPOS, L. R. N. (2022) |
Resumen : | A inteligência emocional é caracterizada como a capacidade de organizar informações emocionais de uma maneira mais eficiente e elaborada, e na prática diária do cuidado em saúde, propicia escolhas mais assertivas e um cuidado qualificado. Desse modo, desenvolver ou aperfeiçoar esta característica ainda na formação pode contribuir positivamente na disposição de cuidados. Assim, o estudo teve como objetivo identificar estudos disponíveis que abordam estratégias de ensino para profissionais de saúde, tanto na graduação como no serviço profissional, com ênfase na Inteligência emocional. Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida com base nas recomendações do Joanna Briggs Institute, a partir da questão: Como a inteligência emocional tem sido aplicada na formação dos profissionais de saúde? As buscas foram realizadas em maio de 2022, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Web of Science, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online via PubMed (MEDLINE/PubMed), Scopus e no buscador ScienceDirect. Inicialmente foram encontrados 1.230 estudos potencialmente elegíveis e quatro na busca de referências, dos quais permaneceram seis na amostra final. Os estudos incluídos foram realizados nos Estados Unidos, Reino Unido e Malásia, entre os anos de 2010 a 2022. As amostras eram compostas principalmente por pós-graduandos da categoria médica. Dentre as estratégias de ensino utilizadas nos artigos destacam-se os programas de treinamento, simulação, sessões em grupo, e coaching. Os achados desse estudo sugerem que a Inteligência emocional pode ser melhorada em estudantes e profissionais de saúde por meio de programas e intervenções educativas. |
Descripción : | CAMPOS, Leidiane R. do Nascimento. Estratégia de ensino inteligencia emocional na formação de profissionais de saúde: scoping review. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4467 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEIDIANE RODRIGUES DO NASCIMENTO CAMPOS Artigo.pdf | 2022_art_lecampos.pdf | 208,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.