Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4467
Título: Estratégia de ensino inteligencia emocional na formação de profissionais de saúde: scoping review
Autor(es): Campos, Leidiane Rodrigues do Nascimento
Palavras-chave: Inteligência emocional
Capacitação profissional
Pessoal de saúde
Data do documento: 27-Jul-2022
Citação: CAMPOS, L. R. N. (2022)
Resumo: A inteligência emocional é caracterizada como a capacidade de organizar informações emocionais de uma maneira mais eficiente e elaborada, e na prática diária do cuidado em saúde, propicia escolhas mais assertivas e um cuidado qualificado. Desse modo, desenvolver ou aperfeiçoar esta característica ainda na formação pode contribuir positivamente na disposição de cuidados. Assim, o estudo teve como objetivo identificar estudos disponíveis que abordam estratégias de ensino para profissionais de saúde, tanto na graduação como no serviço profissional, com ênfase na Inteligência emocional. Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida com base nas recomendações do Joanna Briggs Institute, a partir da questão: Como a inteligência emocional tem sido aplicada na formação dos profissionais de saúde? As buscas foram realizadas em maio de 2022, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Web of Science, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online via PubMed (MEDLINE/PubMed), Scopus e no buscador ScienceDirect. Inicialmente foram encontrados 1.230 estudos potencialmente elegíveis e quatro na busca de referências, dos quais permaneceram seis na amostra final. Os estudos incluídos foram realizados nos Estados Unidos, Reino Unido e Malásia, entre os anos de 2010 a 2022. As amostras eram compostas principalmente por pós-graduandos da categoria médica. Dentre as estratégias de ensino utilizadas nos artigos destacam-se os programas de treinamento, simulação, sessões em grupo, e coaching. Os achados desse estudo sugerem que a Inteligência emocional pode ser melhorada em estudantes e profissionais de saúde por meio de programas e intervenções educativas.
Descrição: CAMPOS, Leidiane R. do Nascimento. Estratégia de ensino inteligencia emocional na formação de profissionais de saúde: scoping review. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4467
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEIDIANE RODRIGUES DO NASCIMENTO CAMPOS Artigo.pdf2022_art_lecampos.pdf208,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.