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dc.contributor.authorLeite, Eliane Ribeiro-
dc.contributor.authorSantos, Mariana Leal dos-
dc.date.accessioned2017-02-03T18:45:27Z-
dc.date.available2017-02-03T18:45:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLEITE, E. R.; SANTOS, M. L. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/446-
dc.description.abstractA história da educação no Brasil, especialmente no tocante à população negra, demonstra o quanto o passado de escravidão interferiu no acesso e permanência no espaço escolar e conferiu ao negro um lugar marginalizado na construção da história do país. Esse processo de negativa da contribuição e do lugar do negro na sociedade brasileira começar a tomar novos rumos no início do século XXI, com destaque para as lutas do Movimento negro por reparação, igualdade de oportunidades e democratização do acesso à educação, obrigando o Estado a tomar medidas para a garantia do direito à educação. Uma dessas medidas foi a aprovação da Lei nº. 10.639/2003, que estabelece o ensino e a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, apontando alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei n. 9394/1996) e requerendo das escolas a revisão de suas diretrizes curriculares. Diante desse novo contexto, nosso objetivo é analisar a questão étnico-racial na construção do projeto político pedagógico do Centro Educacional Professor Edgard Santos - CEPES, tendo em vista identificar se a escola tem conseguido contemplar a temática étnico-racial no seu PPP. Para realização desse trabalho, nos apoiamos na pesquisa qualitativa, que preza pela descrição dos sujeitos em relação aos acontecimentos do mundo social. As técnicas adotadas para a coleta de dados foram os questionários e fotografias. A pesquisa bibliográfica e documental também foram importantes para o construto da pesquisa. Ao final do trabalho refletimos, à luz da literatura, sobre as questões que permeiam a aplicabilidade da questão étnico-racial na escola em estudo.pt_BR
dc.subjectDiscriminação na educação – Brasilpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectGovernador Mangabeira - BApt_BR
dc.titleRelações étnico-raciais na escolapt_BR
dc.title.alternativea questão étnico-racial na construção do projeto pedagógico do Centro Educacional Professor Edgard Santos do município de Governador Mangabeira-Bahiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

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