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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/446
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Leite, Eliane Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Santos, Mariana Leal dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-03T18:45:27Z | - |
dc.date.available | 2017-02-03T18:45:27Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, E. R.; SANTOS, M. L. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/446 | - |
dc.description.abstract | A história da educação no Brasil, especialmente no tocante à população negra, demonstra o quanto o passado de escravidão interferiu no acesso e permanência no espaço escolar e conferiu ao negro um lugar marginalizado na construção da história do país. Esse processo de negativa da contribuição e do lugar do negro na sociedade brasileira começar a tomar novos rumos no início do século XXI, com destaque para as lutas do Movimento negro por reparação, igualdade de oportunidades e democratização do acesso à educação, obrigando o Estado a tomar medidas para a garantia do direito à educação. Uma dessas medidas foi a aprovação da Lei nº. 10.639/2003, que estabelece o ensino e a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, apontando alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei n. 9394/1996) e requerendo das escolas a revisão de suas diretrizes curriculares. Diante desse novo contexto, nosso objetivo é analisar a questão étnico-racial na construção do projeto político pedagógico do Centro Educacional Professor Edgard Santos - CEPES, tendo em vista identificar se a escola tem conseguido contemplar a temática étnico-racial no seu PPP. Para realização desse trabalho, nos apoiamos na pesquisa qualitativa, que preza pela descrição dos sujeitos em relação aos acontecimentos do mundo social. As técnicas adotadas para a coleta de dados foram os questionários e fotografias. A pesquisa bibliográfica e documental também foram importantes para o construto da pesquisa. Ao final do trabalho refletimos, à luz da literatura, sobre as questões que permeiam a aplicabilidade da questão étnico-racial na escola em estudo. | pt_BR |
dc.subject | Discriminação na educação – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Governador Mangabeira - BA | pt_BR |
dc.title | Relações étnico-raciais na escola | pt_BR |
dc.title.alternative | a questão étnico-racial na construção do projeto pedagógico do Centro Educacional Professor Edgard Santos do município de Governador Mangabeira-Bahia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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