Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4484
Título: Avaliação da Segurança Alimentar e Nutricional de Famílias com Crianças em Tempos de Pandemia
Autor(es): Santiago, Adaziza Pires
Palavras-chave: COVID-19
Enfermagem
Segurança Alimentar e Nutricional
Data do documento: 20-Jan-2023
Citação: SANTIAGO, A. P. (2023)
Resumo: A pandemia da Covid-19, originada na China, gerou impactos mundiais, transformando-se em um problema gravíssimo na saúde pública. Logo, essa crise sanitária gerou instabilidade econômica, aumentando as taxas de desemprego, e diminuição do rendimento dos indivíduos, impactando nos índices de segurança alimentar da população. Objetivou-se avaliar a situação de segurança alimentar e nutricional de famílias com crianças menores de cinco anos durante o período da pandemia da Covid-19. Trata- se de um estudo transversal, realizado de maio a novembro 2022, em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Acarape/CE, Brasil. Participaram do estudo 105 residentes de domicílios com crianças. A coleta de dados decorreu-se a partir da aplicação de um questionário do perfil sociodemográfico, da condição de saúde da criança, ajudas de custo do Governo Federal e da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Avaliados a partir da resposta dos participantes às 15 perguntas da EBIA, sendo posteriormente classificados os domicílios em segurança alimentar ou insegurança alimentar leve, moderada ou grave. Os dados foram analisados na Statistical Package for the Social Sciences, versão 20. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Observou- se que a maioria dos participantes apresentava, baixos níveis de escolaridade, com primeiro grau completo/incompleto, baixa renda familiar, recebendo menor igual a um salário-mínimo. No domicílio tinha pelo menos uma criança menor de cinco anos. Verificou-se que somente 25,7% dos participantes vivem em domicílios com classificação de segurança alimentar, e 74,3% dos domicílios com criança menor de cinco anos de idade apresentam algum grau de insegurança alimentar, sendo 41,9% insegurança alimentar leve, 21,0% insegurança alimentar moderada e 11,4% insegurança alimentar grave. Conclui-se que são elevados os níveis de insegurança alimentar em domicílios com crianças menores de cinco anos de idade, estando muitos participantes em situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia.
Descrição: SANTIAGO, Adaziza Pires. Avaliação da Segurança Alimentar e Nutricional de Famílias com Crianças em Tempos de Pandemia. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4484
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adaziza Pires.pdf2022_art_adsantiago.pdf344,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.