Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Bruno de Melo do-
dc.date.accessioned2024-04-09T17:18:53Z-
dc.date.available2024-04-09T17:18:53Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, B. M. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4505-
dc.descriptionNASCIMENTO, Bruno de Melo do. Promoção da amamentação na educação escolar: uso de jogo interativo. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa com jogo interativo na melhoria do conhecimento de escolares sobre a amamentação. Metodologia: Estudo quase experimental de intervenção com grupo controle não equivalente anterior-posterior, de dezembro de 2021 a julho de 2022, com alunos do 4o e 5° ano do ensino fundamental do município de Acarape-CE. Foi aplicado o pré-teste para avaliar o conhecimento dos alunos sobre a amamentação, posteriormente foi realizado o jogo educativo e por fim, foi entregue um pós-teste. Resultados: A amostra foi composta por 67 alunos com idade entre 09 e 11 em média 10 anos. A maioria do sexo feminino (52,24%), parda (55,22%) e não havia recebido informações prévias sobre amamentação (67,16%). O aumento no conhecimento foi maior sobre o assunto de rodízio das mamas (52,24%) e aconselhamento para a família (49,25%). Evidenciou-se que a maioria dos itens apresentou significância estatística no aumento do conhecimento sobre a amamentação dos escolares (p < 0,001), exceto no quesito de benefícios para a mãe, aconselhamento para a família e rede de apoio, respectivamente (p> 0,297; p> 0,134; p> 0,819). Conclusão: A utilização de uma intervenção educativa para os escolares centrada em um jogo interativo foi eficaz para melhorar o conhecimento sobre a amamentação em todos os aspectos. Logo, reitera-se que esse tipo de tecnologia educativa pode favorecer a propagação de informações e aprendizado a respeito do aleitamento materno de maneira lúdica, que pode vir a contribuir na mudança de atitudes em casa e, consequentemente, elevar a adesão e duração da amamentação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAleitamento Maternopt_BR
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectServiços de Saúde Escolarpt_BR
dc.titlePromoção da amamentação na educação escolar: uso de jogo interativopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno de Melo do Nascimento.pdf2023_art_brnascimento.pdf7,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.