Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Bruno de Melo do | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T17:18:53Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T17:18:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, B. M. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4505 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Bruno de Melo do. Promoção da amamentação na educação escolar: uso de jogo interativo. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa com jogo interativo na melhoria do conhecimento de escolares sobre a amamentação. Metodologia: Estudo quase experimental de intervenção com grupo controle não equivalente anterior-posterior, de dezembro de 2021 a julho de 2022, com alunos do 4o e 5° ano do ensino fundamental do município de Acarape-CE. Foi aplicado o pré-teste para avaliar o conhecimento dos alunos sobre a amamentação, posteriormente foi realizado o jogo educativo e por fim, foi entregue um pós-teste. Resultados: A amostra foi composta por 67 alunos com idade entre 09 e 11 em média 10 anos. A maioria do sexo feminino (52,24%), parda (55,22%) e não havia recebido informações prévias sobre amamentação (67,16%). O aumento no conhecimento foi maior sobre o assunto de rodízio das mamas (52,24%) e aconselhamento para a família (49,25%). Evidenciou-se que a maioria dos itens apresentou significância estatística no aumento do conhecimento sobre a amamentação dos escolares (p < 0,001), exceto no quesito de benefícios para a mãe, aconselhamento para a família e rede de apoio, respectivamente (p> 0,297; p> 0,134; p> 0,819). Conclusão: A utilização de uma intervenção educativa para os escolares centrada em um jogo interativo foi eficaz para melhorar o conhecimento sobre a amamentação em todos os aspectos. Logo, reitera-se que esse tipo de tecnologia educativa pode favorecer a propagação de informações e aprendizado a respeito do aleitamento materno de maneira lúdica, que pode vir a contribuir na mudança de atitudes em casa e, consequentemente, elevar a adesão e duração da amamentação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aleitamento Materno | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Serviços de Saúde Escolar | pt_BR |
dc.title | Promoção da amamentação na educação escolar: uso de jogo interativo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno de Melo do Nascimento.pdf | 2023_art_brnascimento.pdf | 7,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.