Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4511
Título: Ocorrência de depressão em pessoas submetidas à imputação de membros inferiores devido úlceras neuropáticas por diabetes
Autor(es): Coelho, Ermeson Moura
Palavras-chave: Depressão
Amputação
Pessoas com pé diabético
Diabetes
Data do documento: 28-Jun-2023
Citação: COELHO, E. M. (2023)
Resumo: Introdução: As úlceras por diabetes apresentam grande repercussão social e econômica, devido internações, perdas de produtividade relacionadas à doença e amputações. A amputação, seja ela menor ou maior, acarreta alterações biopsicossociais, que proporcionam sofrimento, afastamento das atividades de trabalho, perda de função e aposentadoria precoce. Assim, as pessoas com DM submetidas a amputações não traumáticas de membros inferiores se tornam suscetíveis à ocorrência de sintomas de depressão após a cirurgia. Objetivo: Identificar na literatura científica a ocorrência de depressão em pessoas submetidas à amputação de membros inferiores devido às úlceras neuropáticas por diabetes. Método: Revisão integrativa da literatura, com a seguinte pergunta norteadora: “Qual a ocorrência de depressão em pessoas submetidas à amputação de membros inferiores devido às úlceras neuropáticas por diabetes?”. Utilizaram-se os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DECS): “Depressão”, “Amputação”, “Pé diabético” e Medical Subject Headings (MESH): “Depression”, “Amputation”, “diabetic foot”, considerando a aproximação dos mesmos com o tema em estudo. Durante a busca utilizaram-se os operadores booleanos “AND” e “OR. As fontes de dados para a pesquisa foram a PubMed, SCOPUS, Web of Science, EMBASE, BDENF, LILACS e CUMED. Adotaram-se os seguintes critérios de inclusão: artigos originais, publicação atemporal, em todos os idiomas, e que abordassem a temática em estudo. Excluíram- se os artigos duplicados nas bases de dados; capítulos de livros; patentes; protocolos clínicos; estudos em animais; resumos de anais editoriais. Resultados: Identificaram-se 396 estudos, em que oito foram incluídos na amostra. Os sintomas de depressão antes da cirurgia tiveram um impacto significativo (46%) e pós-cirurgia (52%). Ademais, as taxas de depressão após 1, 6 e 10 meses foram de 9,4%, 27,5% e 61,7%, respectivamente, em pacientes com amputação de membro inferior. Assim, há um aumento das taxas de depressão ao decorrer dos anos, o que promove menor qualidade de vida física e maior distúrbio da imagem corporal por conta da amputação. Conclusão: Os pacientes com úlceras por diabetes, após passarem pelo processo de desarticulação de membros inferiores, independentemente de ser amputação menor ou maior, estão suscetíveis ao surgimento de sintomas depressivos/depressão, onde a incidência dessa doença aumenta com passar dos meses e anos. Ademais, tais sintomas ao longo do tempo acarretam um impacto na qualidade de vida e imagem corporal, o que promove uma alta carga psicossocial.
Descrição: COELHO, Ermeson Moura. Ocorrência de depressão em pessoas submetidas à imputação de membros inferiores devido úlceras neuropáticas por diabetes. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4511
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ermeson Moura Coelho.pdf2023_art_emcoelho.pdf331,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.