Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4512
Título: Fatores relacionados ao período de aleitamento materno exclusivo
Autor(es): Có, Fernanda Correia
Palavras-chave: Desmame
Fator de Risco
Enfermagem
Data do documento: 30-Jun-2023
Citação: CÓ, F. C. (2023)
Resumo: O aleitamento materno exclusivo (AME) é um processo em que a mãe oferece somente o leite de peito, sem adição de outros componentes alimentares. Esse processo deve ser exclusivo até os seis meses de vida da criança, após esse período e na presença de sinais de prontidão, deverá se iniciar a alimentação complementar. Porém, a Amamentação Materna (AM) deverá continuar até os dois anos de idade ou mais. No entanto, fatores como idade materna, baixa renda familiar, falta de informações dos profissionais de saúde, mitos e tabus podem prejudicar o AME. Assim, o objetivo do estudo é identificar fatores relacionados ao aleitamento materno exclusivo. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de delineamento transversal. A pesquisa foi realizada com 40 mães de crianças de seis meses a dois anos de idade, cadastradas em uma unidade básica de saúde de Redenção/CE. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de formulário fechado, dividido em quatro partes, com informações relacionadas ao perfil sociodemográfico, perfil obstétrico, da criança e AME. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial, com aplicação do teste qui- quadrado. O estudo respeitou os aspectos éticos de pesquisas com seres humanos. Participaram da pesquisa 40 pessoas, em que a maioria tinha de 25 a 29 anos de idade (N=16, 40%), ensino médio incompleto/completo (N=23, 57,5%), realizou o pré-natal (N= 39, 97,5%), teve parto cesáreo (N=23, 57,5%), não usava chupeta (N=26, 65%) e usava mamadeira (N=29, 72,5%). Sobre o AME, das 40 participantes, 50% afirmaram que tinham realizado AME, e quanto ao tempo de amamentação 55,0% relataram ter amamentado seis meses ou mais. A análise realizada não constatou associação estatisticamente significativa entre as variáveis estudadas e o tempo de AME. Embora não tenha sido identificada associação estatisticamente significativa entre as variáveis e o desfecho, identificou-se dados importantes sobre o período de AME e sobre o perfil sociodemográfico das mães participantes.
Descrição: CÓ, Fernanda Correia. Fatores relacionados ao período de aleitamento materno exclusivo. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4512
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Correia Có.pdf2023_art_fecó.pdf627,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.