Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4513
Título: Ações educativas para o conhecimento, atitude e prática de adolescentes acerca de infecções sexualmente transmissíveis
Autor(es): Ramos, Francisca Gabriela Martins
Palavras-chave: Adolescente
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Educação em saúde
Data do documento: 19-Jun-2023
Citação: RAMOS, F. G. M. (2023)
Resumo: A adolescência é uma fase de diversas modificações na vida do ser humano, sendo elas físicas, emocionais e psicossociais, marcadas por curiosidades e indagações. Dessa forma, o adolescente, público alvo da pesquisa, está vulnerável para agravos à saúde como a infecção sexualmente transmissível. Sendo necessário promover estratégias interdisciplinares e intersetoriais para abordar essa temática entre jovens resultando em práticas sexuais mais responsáveis, refletindo, positivamente, em sua saúde e qualidade de vida. Assim, a pesquisa teve como objetivo avaliar a efetividade de uma ação educativa no conhecimento, atitude e prática de adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis. Trata-se de um estudo quase experimental com abordagem quantitativa. A coleta dos dados foi realizada com adolescentes matriculados em uma escola pública do município de Aratuba-Ce. Foram realizadas ações educativas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com 201 alunos participantes da pesquisa. Antes e depois da ação educativa foram aplicados instrumentos para verificar o conhecimento, atitude e prática dos adolescentes sobre os tipos e as formas de prevenção das IST. A idade média dos participantes foi de 15,50 anos. Constatou-se diferença estatisticamente significante após a intervenção no conhecimento dos participantes no que se refere a transmissão via sanguínea do HIV, que a herpes não se transmite apenas por via sexual e que se faz necessário utilizar o preservativo mesmo que a companheira utilize anticoncepcional oral, em relação às atitudes dos participantes houve aumento considerável no que se refere a saber identificar alguma IST de acordo com seus sinais e sintomas, o uso do preservativo em todas as relações sexuais é a principal forma de prevenção das IST, importância do planejamento reprodutivo na adolescência e em saber utilizar corretamente os métodos contraceptivos. No tocante às práticas dos participantes, observou-se que os mesmos não tinham o hábito de procurar a Unidade Básica de Saúde para adquirir ou inserir algum método contraceptivo. A pesquisa foi essencial para verificar o conhecimento e a forma como os adolescentes se comportam diante as analisar a eficácia das ações educativas e da aplicabilidade do conhecimento do público em relação à temática trabalhada.
Descrição: RAMOS, Francisca Gabriela Martins. Ações educativas para o conhecimento, atitude e prática de adolescentes acerca de infecções sexualmente transmissíveis. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4513
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisca Gabriela Martins Ramos.pdf2023_art_frramos.pdf209,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.