Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4519
Título: Qualidade de vida de pessoas com doenças cardiometabólicas após infecção por covid-19
Autor(es): Silva, Illeanne de Jesus Manhiça da Costa
Palavras-chave: COVID-19
Doenças Cardiometabólicas
Qualidade de vida
Data do documento: 9-Jan-2023
Citação: SILVA, I. J. M. C. (2023)
Resumo: Introdução: A pandemia de COVID-19 ainda representa um desafio para o sistema de saúde pública na busca de estratégias que reduzam a ameaça clínica para grupos de risco. Doenças como Diabetes Tipo 2, Hipertensão Arterial, cardiopatias, obesidade, acidente vascular cerebral e câncer contribuem para piora do quadro clínico. Existem poucas evidências acerca do impacto da COVID-19 na qualidade de vida e a ocorrência de complicações crônicas a longo prazo em pessoas com doenças cardiometabólicas. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida em pessoas com doenças cardiometabólicas após infecção por COVID-19. Método: Trata-se de estudo descritivo e transversal com abordagem quantitativa realizado nas cidades de Acarape e Redenção que compõem o Maciço de Baturité no estado do Ceará durante o período de novembro de 2021 a julho de 2022. A coleta de dados foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde dos referidos municípios com uso dos seguintes instrumentos: a) Dados clínico-epidemiológicos; b) Avaliação da Qualidade de vida. A avaliação da Qualidade de vida foi realizada por meio do EQ-5D e SF-12. Os dados coletados foram tabulados no Excel e analisados de acordo com os momentos estabelecidos e compilados no Excel. Posteriormente, foi utilizado o software IBM SPSS Statistics versão 25 para análise estatística. Foi submetido e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (CAAE 37047620.1.0000.5576). Resultados: Dos 221 participantes, 126 eram do sexo feminino e 95 do masculino. Todos os 221 participantes foram acometidos por COVID-19 no período de 2020 a 2022. Boa parte dos pacientes tiveram sintomas moderados como uma gripe com dor de cabeça, perda de olfato, tosse, rouquidão, perda de apetite e febre (34,0%). A maioria não precisou de internação hospitalar (84,2%) e já havia tomado uma ou duas doses da vacina contra COVID-19 (93,2%). Em relação à qualidade de vida, foi identificado que o domínio com maior prejuízo após a COVID-19 foi a dor e mal-estar, seguido da presença de ansiedade e depressão. Conclusão: Os pacientes tiveram majoritariamente sintomas moderados da COVID-19 e não precisaram de internação hospitalar. Os domínios de qualidade de vida mais afetados foram a dor, mal-estar, ansiedade e depressão. Os resultados provenientes do presente estudos poderão nortear condutas clínicas que possam melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças cardiometabólicas, bem como, os dados apresentados poderão ser comparados com outros locais, possibilitando o cruzamento de informações
Descrição: SILVA, Illeanne De Jesus Manhiça Da Costa. Qualidade de vida de pessoas com doenças cardiometabólicas após infecção por covid-19. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4519
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Illeanne De Jesus Manhiça Da Costa Silva.pdf2023_art_ilsilva.pdf187,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.