Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/451
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Fernanda Lima de-
dc.contributor.authorFreitas, Leidiane Bragança de-
dc.date.accessioned2017-02-06T13:22:11Z-
dc.date.available2017-02-06T13:22:11Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, F. L.; FREITAS, L. B. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/451-
dc.description.abstractEste trabalho tem como temática a gestão democrática e participação popular, tendo como foco a escola Municipal Dra. Nágila Maria Pontes Paz Passos do município de Aracoiaba/CE. Apresenta uma abordagem teórica reflexiva sobre a importância da Educação no Brasil, a trajetória do conceito de DEMOCRACIA, no Brasil e Escolar. Discute a função do diretor na Gestão Democrática, reflete sobre as Instancias Colegiadas e a qualidade da educação ofertada atualmente com a Gestão Democrática dentro da escola publica. Apresenta ainda um breve histórico da escola municipal Dra. Nágila Maria Ponte Paz Passos, os mecanismos de participação da escola, informações estatísticas, bem como a realidade democrática da escola. O trabalho justificou-se pela necessidade de se analisar a questão, de forma a verificar o estágio atual de democratização na gestão escolar. Investigou-se, assim, de que forma esses conceitos são vivenciados na gestão da escola pública municipal Dra. Nágila Maria Ponte Paz Passos, através de questionários aplicados de forma individual à comunidade escolar. Traz como resultado de estudo uma analise acerca dos atuais desafios e perspectivas da gestão democrática e participativa que apontam para a realidade de que há um longo caminho a ser percorrido para que haja na escola uma gestão que seja efetivamente participativa, o que implica pensar o tipo e qualidade de escola que se almeja alcançar e a concepção de homem e de sociedade que se pretende construir. Assim, defende-se que é de suma importância, além dos condicionantes administrativos e estruturas incidentes, o cultivo de uma cultura de participação, que envolva em seu processo não somente os pais, mas, todos os sujeitos- autores da comunidade escolar.pt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAracoiaba - CEpt_BR
dc.subjectGestão-
dc.titleGestão democrática e participação popularpt_BR
dc.title.alternativeuma análise na escola municipal de ensino fundamental Dra. Nágila Maria Pontes Paz Passos de Aracoiabapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece en las colecciones: Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Fernanda Lima de Oliveira.pdf720,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.