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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/451
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Fernanda Lima de | - |
dc.contributor.author | Freitas, Leidiane Bragança de | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-06T13:22:11Z | - |
dc.date.available | 2017-02-06T13:22:11Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, F. L.; FREITAS, L. B. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/451 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como temática a gestão democrática e participação popular, tendo como foco a escola Municipal Dra. Nágila Maria Pontes Paz Passos do município de Aracoiaba/CE. Apresenta uma abordagem teórica reflexiva sobre a importância da Educação no Brasil, a trajetória do conceito de DEMOCRACIA, no Brasil e Escolar. Discute a função do diretor na Gestão Democrática, reflete sobre as Instancias Colegiadas e a qualidade da educação ofertada atualmente com a Gestão Democrática dentro da escola publica. Apresenta ainda um breve histórico da escola municipal Dra. Nágila Maria Ponte Paz Passos, os mecanismos de participação da escola, informações estatísticas, bem como a realidade democrática da escola. O trabalho justificou-se pela necessidade de se analisar a questão, de forma a verificar o estágio atual de democratização na gestão escolar. Investigou-se, assim, de que forma esses conceitos são vivenciados na gestão da escola pública municipal Dra. Nágila Maria Ponte Paz Passos, através de questionários aplicados de forma individual à comunidade escolar. Traz como resultado de estudo uma analise acerca dos atuais desafios e perspectivas da gestão democrática e participativa que apontam para a realidade de que há um longo caminho a ser percorrido para que haja na escola uma gestão que seja efetivamente participativa, o que implica pensar o tipo e qualidade de escola que se almeja alcançar e a concepção de homem e de sociedade que se pretende construir. Assim, defende-se que é de suma importância, além dos condicionantes administrativos e estruturas incidentes, o cultivo de uma cultura de participação, que envolva em seu processo não somente os pais, mas, todos os sujeitos- autores da comunidade escolar. | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Aracoiaba - CE | pt_BR |
dc.subject | Gestão | - |
dc.title | Gestão democrática e participação popular | pt_BR |
dc.title.alternative | uma análise na escola municipal de ensino fundamental Dra. Nágila Maria Pontes Paz Passos de Aracoiaba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Fernanda Lima de Oliveira.pdf | 720,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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