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Título: Gestão democrática e participação popular
Título(s) alternativo(s): uma análise na escola municipal de ensino fundamental Dra. Nágila Maria Pontes Paz Passos de Aracoiaba
Autor(es): Oliveira, Fernanda Lima de
Freitas, Leidiane Bragança de
Palavras-chave: Administração pública
Educação
Ensino fundamental
Aracoiaba - CE
Gestão
Data do documento: 2014
Citação: OLIVEIRA, F. L.; FREITAS, L. B. (2014)
Resumo: Este trabalho tem como temática a gestão democrática e participação popular, tendo como foco a escola Municipal Dra. Nágila Maria Pontes Paz Passos do município de Aracoiaba/CE. Apresenta uma abordagem teórica reflexiva sobre a importância da Educação no Brasil, a trajetória do conceito de DEMOCRACIA, no Brasil e Escolar. Discute a função do diretor na Gestão Democrática, reflete sobre as Instancias Colegiadas e a qualidade da educação ofertada atualmente com a Gestão Democrática dentro da escola publica. Apresenta ainda um breve histórico da escola municipal Dra. Nágila Maria Ponte Paz Passos, os mecanismos de participação da escola, informações estatísticas, bem como a realidade democrática da escola. O trabalho justificou-se pela necessidade de se analisar a questão, de forma a verificar o estágio atual de democratização na gestão escolar. Investigou-se, assim, de que forma esses conceitos são vivenciados na gestão da escola pública municipal Dra. Nágila Maria Ponte Paz Passos, através de questionários aplicados de forma individual à comunidade escolar. Traz como resultado de estudo uma analise acerca dos atuais desafios e perspectivas da gestão democrática e participativa que apontam para a realidade de que há um longo caminho a ser percorrido para que haja na escola uma gestão que seja efetivamente participativa, o que implica pensar o tipo e qualidade de escola que se almeja alcançar e a concepção de homem e de sociedade que se pretende construir. Assim, defende-se que é de suma importância, além dos condicionantes administrativos e estruturas incidentes, o cultivo de uma cultura de participação, que envolva em seu processo não somente os pais, mas, todos os sujeitos- autores da comunidade escolar.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/451
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

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