Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4529
Título: (Re)organização de fluxos de trabalho na atenção primária à saúde
Autor(es): Lima, Rosangélica Bonfim da Silva
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Centros de Saúde
Fluxo de Trabalho
Data do documento: 16-Mai-2023
Citação: LIMA, R. B. S. (2023)
Resumo: A Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde. Entretanto, devido ao volume de atendimentos realizados diariamente nesse nível de atenção, a sobrecarga tornou- se um problema iminente, pois pode culminar no esgotamento profissional da equipe e contribuir para insatisfação dos usuários. O cenário demonstra, portanto, a necessidade de reorganização dos fluxos de trabalho nas unidades, de modo que a assistência seja realizada com qualidade e o paciente encontre resolutividade e/ou orientações adequadas ao procurar o serviço. Diante disso, o estudo tem como objetivo descrever a reorganização de fluxogramas de atendimento do processo de trabalho em uma Unidade Básica de Saúde. Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde de uma cidade do interior do Nordeste no ano de 2021, e foi dividida em quatro fases: exploratória, planejamento, ação e avaliação. Na fase exploratória, ocorreu a aproximação de campo. Em seguida, na fase de planejamento, ocorreu a construção do fluxo proposto para cada setor no intuito de corrigir os nós críticos, quando houvessem, propondo as mudanças necessárias e a reorganização dos processos realizados. Adiante, a fase de ação consistiu na execução dos fluxos propostos, com a apresentação de sugestões. Por fim, a avaliação foi realizada por meio da aplicação de questionário com perguntas fechadas, para avaliação do serviço com os usuários do serviço de saúde. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição ao qual esteve vinculado, sob parecer no 3.824.912. A unidade continha, em sua estrutura física: dois consultórios médicos e dois de enfermagem, um ambulatório, uma farmácia, uma sala de vacina, uma cozinha, duas recepções e uma sala de espera e contava com 17 profissionais de saúde. A partir dos relatos e observações dos profissionais, foram propostos novos fluxos, para desfazer os nós críticos dos atendimentos hipertensão arterial e atendimento à criança com febre. Na fase de avaliação, foram entrevistados 79 usuários, sendo que destes, 32,9% era do sexo masculino, e com idade que variava de 19 a 60 anos. Diante dos resultados obtidos por meio da análise dos fluxos de serviços ofertados na unidade, identificou-se dois nós críticos: no atendimento à criança com febre e no atendimento a pessoas com Hipertensão Arterial, onde os casos brandos e não emergenciais eram encaminhados todos para o médico, sobrecarregando-o e atrapalhando a organização da unidade. Ademais, foi obtida a avaliação dos usuários do serviço sobre a estrutura e organização da unidade.
Descrição: LIMA, Rosangelica Bonfim Silva. (Re)organização de fluxos de trabalho na atenção primária à saúde. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4529
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosangelica Bonfim Silva Lima.pdf2023_art_rolima.pdf508,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.