Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4536
Título: Incidência de partos abdominais e infecção do sítio cirúrgico em maternidades
Autor(es): Pereira, Milena Gomes
Palavras-chave: Enfermagem
Cesárea
Infecção da ferida cirúrgica
Data do documento: 3-Jul-2023
Citação: PEREIRA, M. G. (2023)
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar a taxa de partos abdominais e a incidência de infecção de sítio cirúrgico de ferida operatória após parto cesariana em mulheres nos meses de janeiro de 2012 à dezembro do ano de 2021, assistidas em maternidades do Estado do Ceará, a partir da avaliação dos dados fornecidos pelo ministério da saúde, registrados no tabulador genérico de domínio público (Tabnet) e os boletins de segurança do paciente e qualidade em serviços em saúde formulados pela agência nacional de vigilância sanitária, de acordo com as notificações da comissão de controle de infecção hospitalar das instituições de serviços, aliando a essas evidências, se verificou fatores de risco atrelados a infecção de sítio cirúrgico observado a partir da vivência acadêmica em mulheres hospitalizadas em uma maternidade de nível secundário no Estado do Ceará. Tratou-se de um estudo do tipo descritivo, por trazer a vivência da acadêmica de enfermagem nos cenários hospitalares; retrospectivo e documental, realizado a partir dos dados do tabulador genérico de domínio público (Tabnet), analisados a partir da literatura existente na área. A síntese do trabalho evidenciou as altas taxas de partos abdominais na região nordeste em controversa com as baixas taxas de infecções de sítio cirúrgico desses partos nos anos de 2012 à 2021, a falta de protocolos e suas implementações, bem como também subsídios para os próprios profissionais. Diante disso se fez inteligível a necessidade da alimentação nas bases de dados e publicações de boletins epidemiológicos, a nível estadual, como também a elaboração e implementação de protocolos internos, bem como fiscalização para essas notificações e prevenção de fatores de riscos relacionados à infecção de sítio cirúrgico. Foi possível traçar um plano de estratégias com base nos achados para abrandar as conjunturas com enfoque na assistência de enfermagem a fim de minimizar o alcance de risco para novos pacientes e redução dos custos para a assistência hospitalar.
Descrição: PEREIRA, Milena Gomes. Incidência de partos abdominais e infecção do sítio cirúrgico em maternidades. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4536
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Milena Gomes Pereira.pdf2023_art_mipereira.pdf595,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.