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Título: Análise da relação existente entre a qualidade de vida de estudantes do ensino superior de uma universidade pública do interior do ceará com a qualidade do sono
Autor(es): Ucó, Miguel Vicente
Palavras-chave: Qualidade de vida
Pandemia por covid-19
Sono
Data do documento: 11-Out-2023
Citação: UCÓ, M. V. (2023)
Resumo: Os efeitos da pandemia ocasionada pelo covid-19 abalaram as pessoas no mundo de forma trágica, alcançando todas as áreas da vida humana, bem como o ensino superior brasileiro. A maioria das Universidades Públicas tiveram suas aulas suspensas, devido ao quantitativo de pessoas infectadas atrelado à insegurança e outros fatores inerentes ao vírus. O trabalho teve como objetivo avaliar a correlação existente entre o impacto da pandemia na qualidade de vida de estudantes do ensino superior e autopercepção do sono dos discentes de uma universidade pública do interior do Ceará. O estudo caracteriza-se como pesquisa analítica descritivo com abordagem quantitativa realizado com discentes de todos os cursos de graduação presencial da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) localizados nos campi do Ceará. Os dados foram coletados no período de fevereiro a março de 2022. Para a determinação do quantitativo por curso, tomou-se como base aos alunos por curso em relação à população total e foi obtido um número de 350, entretanto desse quantitativo apenas 169 compuseram a amostra final da pesquisa após confirmação dos critérios de inclusão e exclusão. A coleta e análise dos dados aconteceram de forma on-line, utilizando um instrumento construído e organizado no Google Forms, considerando as medidas de contenção da pandemia e o ensino remoto. Aplicou-se estatística para análise da Qualidade de vida dos estudantes do ensino superior da UNILAB, utilizou-se o Medical Outcomes Study 36 itens (SF-36) e é composto por 36 questões divididas em oito domínios. Por fim, com o intuito de avaliar o sono dos estudantes, foi utilizado o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI). Os aspectos éticos foram respeitados e a pesquisa apresenta anuência do Comitê de Ética. Após análise, observa-se que os resultados indicam que a maioria dos estudantes relatou ter uma qualidade de sono percebida como ruim 53,8% (n = 91) e uma autopercepção do sono também ruim 5,3% (n = 9). Os domínios “limitações por aspectos físicos e vitalidade” revelaram resultados menos satisfatórios em relação aos demais. O domínio de limitações por aspectos emocionais registrou uma média de 29,38, apontando para possíveis desafios emocionais que os estudantes podem estar enfrentando. Similarmente, o domínio de limitações por aspectos físicos obteve uma média de 40,82. Nota-se que o distanciamento social ocasionado por pandemia de covid-19 interferiu na qualidade de vida (QV) dos estudantes e na autopercepção de sono. Desse modo, é importante que as instituições de ensino superior busquem entender esses desafios enfrentados pelos estudantes, fazendo-se a implementação novas estratégias de sensibilizar a comunidade acadêmica a praticar as atividades físicas, melhorias de estilo de vida para prevenção e promoção da saúde dos universitários. Isso pode incluir serviços de aconselhamento psicológico, grupos de apoio, programas de educação sobre saúde mental e estratégias para promover o bem-estar geral dos alunos.
Descrição: UCÓ, Miguel Vicente. Análise da relação existente entre a qualidade de vida de estudantes do ensino superior de uma universidade pública do interior do ceará com a qualidade do sono. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4537
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