Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4539
Título: Fatores de risco maternos associados à ocorrência de prematuridade neonatal: revisão integrativa
Autor(es): Vieira, Maria Renara de Sousa
Palavras-chave: Fatores de Riscos
Prematuridade neonatal
Assistência pré-natal
Data do documento: 31-Jan-2023
Citação: VIEIRA, M. R. S. (2023)
Resumo: A prematuridade neonatal é definida como todo nascimento que ocorre antes de 37 semanas de idade gestacional. Destaca-se que o nascimento de uma criança antes do período esperado pode estar associado a múltiplos fatores etiológicos e diversas condições clínicas, que oriundam em uma gravidez de alto risco. Assim, este estudoteve o objetivo de identificar os principais fatores de risco maternos associados à ocorrência de prematuridade neonatal. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa e exploratória, com buscas efetuadas na literatura, em novembro de 2022, baseada na questão norteadora: “Quais os fatores de risco maternos podem estar associados à ocorrência de prematuridade neonatal?”.Para selecionar os artigos pertinentes à temática foram utilizadas as seguintes basesde dados nacionais e internacionais: CINHAL e Web of Science, Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS), Scientific Electronic Library Online (SciElo). Utilizaram-se descritores controlados para montar as estratégias de buscas, do Descritores em Ciências da Saúde (Decs) (Fatores de Risco, Gravidez e Nascimento Prematuro) e do Medical Subject Headings (Mesh) (Risk Factors, Pregnancy e Premature Birth), os quais foram associados com o operador booleano “AND”. Para avaliação e triagem dos artigos utilizou-se o software online Rayyan. Os principais achados dos estudos incluídos na amostra final da pesquisa foram rigorosamente analisados e sintetizados, com posterior organização em quadros, para facilitar a compreensão e disposição dos achados. Foram incluídos 16 artigos científicos. Os estudos trouxeram como principais fatores de riscos: idade materna avançada, índice de massa corporal alterado (desnutrição ou obesidade), hipertensão, diabetes mellitus euso de álcool ou outras drogas durante o período gravídico. Os profissionais de saúde necessitam de conhecimento teórico e prático para elaborar uma assistência pré-natal de qualidadee assim implementar estratégias humanizadas de atenção à gestante com o propósito de evitar a prematuridade.
Descrição: VIERA, Maria Renara de Sousa. Fatores de risco maternos associados à ocorrência de prematuridade neonatal: revisão integrativa. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4539
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Renara de Sousa Vieira.pdf2023_art_mavieira.pdf272,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.