Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Cristina Dos Santos-
dc.date.accessioned2024-04-11T16:58:24Z-
dc.date.available2024-04-11T16:58:24Z-
dc.date.issued2020-02-07-
dc.identifier.citationFREITAS, C. S. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4548-
dc.descriptionFREITAS, Cristina Dos Santos. Resolução de problemas matemáticos contextualizados: a importância da leitura e da interpretação de texto na aprendizagem de Matemática. Monografia - Curso de Matemática, Instituto De Ciências Exatas E Da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso busca compreender os limites e as possibilidades da interpretação de texto na resolução de problemas matemáticos por parte de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada por meio de observações, aplicação de questionário com estudantes e entrevista com o professor. O conjunto de dados revelou que alguns fatores como a falta de leitura, a incapacidade interpretativa, o tempo e a falta de conhecimentos prévios são prejudiciais para que os alunos tenham êxito na resolução de problemas matemáticos contextualizados. Os resultados evidenciam ainda que identificar as possíveis causas é fundamental para saber onde e como intervir e proporcionar mudanças, contribuindo assim para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Conclui-se que há necessidade de reconhecer a importância da adoção da prática do uso de problemas contextualizados com mais frequência. Ressaltadas as vantagens dessa abordagem torna-se fundamental proporcionar aos estudantes a resolução de problemas que exijam a capacidade interpretativa e significativa a fim de favorecer uma aprendizagem concreta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProblemas contextualizadospt_BR
dc.subjectLeitura e interpretaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectE.E.M.pt_BR
dc.subjectAlmir Pintopt_BR
dc.titleResolução de problemas matemáticos contextualizados: a importância da leitura e da interpretação de texto na aprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTINA DOS SANTOS FREITAS Tcc.pdf2020_mono_cfreitas.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.