Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Cristina Dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T16:58:24Z | - |
dc.date.available | 2024-04-11T16:58:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-07 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, C. S. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4548 | - |
dc.description | FREITAS, Cristina Dos Santos. Resolução de problemas matemáticos contextualizados: a importância da leitura e da interpretação de texto na aprendizagem de Matemática. Monografia - Curso de Matemática, Instituto De Ciências Exatas E Da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso busca compreender os limites e as possibilidades da interpretação de texto na resolução de problemas matemáticos por parte de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada por meio de observações, aplicação de questionário com estudantes e entrevista com o professor. O conjunto de dados revelou que alguns fatores como a falta de leitura, a incapacidade interpretativa, o tempo e a falta de conhecimentos prévios são prejudiciais para que os alunos tenham êxito na resolução de problemas matemáticos contextualizados. Os resultados evidenciam ainda que identificar as possíveis causas é fundamental para saber onde e como intervir e proporcionar mudanças, contribuindo assim para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Conclui-se que há necessidade de reconhecer a importância da adoção da prática do uso de problemas contextualizados com mais frequência. Ressaltadas as vantagens dessa abordagem torna-se fundamental proporcionar aos estudantes a resolução de problemas que exijam a capacidade interpretativa e significativa a fim de favorecer uma aprendizagem concreta. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Problemas contextualizados | pt_BR |
dc.subject | Leitura e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | E.E.M. | pt_BR |
dc.subject | Almir Pinto | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas matemáticos contextualizados: a importância da leitura e da interpretação de texto na aprendizagem de Matemática | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRISTINA DOS SANTOS FREITAS Tcc.pdf | 2020_mono_cfreitas.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.