Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Luis Renato Brito-
dc.date.accessioned2024-04-11T17:55:51Z-
dc.date.available2024-04-11T17:55:51Z-
dc.date.issued2020-01-17-
dc.identifier.citationSOUSA, L. R. B. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4551-
dc.descriptionSOUSA, Luis Renato Brito. Técnicas de educação financeira para alunos de educação de jovens e adultos. Monografia - Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA educação de Jovens e Adultos durante a história brasileira sofreu diversas modificações em seu perfil educacional. Onde houveram momentos em que foi beneficiada, assim como foi esquecida e colocada de lado pelos governos. A EJA possui como principais atores a escola , os alunos e os professores, que devem interagir entre si dando significado ao ambiente e as relações, cada um executando o seu papel como sujeito no processo de ensino-aprendizagem em busca de uma identidade. Nos dias atuais ouve-se constantemente o termo educação financeira, uma vez que o conhecimento sobre assunto é fundamental para qualquer cidadão, isso porque se faz necessidade para reduzir de maneira racional os recursos financeiros, para obtenção de uma melhor qualidade de vida . A educação financeira sempre é importante para auxiliar as pessoas a planejar e gerir sua renda, poupar, investir e garantir uma vida financeira mais tranquila. Acredita-se que é tida como primeira necessidade a constatação do problema maior ou possível desajuste financeiro. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-ção sobre a temática financeira, de educação financeira com foco em controle de gastos aplicados a alunos da modalidade de ensino de educação de Jovens e Adultos. O mesmo foi realizado em duas etapas, onde a primeira constitui em uma aplicação de questionários estruturados para o levantamento de informações sobre a identificação dos participantes, assim como os conhecimentos deles sobre o assunto proposto. A segunda etapa compreendeu-se de uma roda de conversa e de uma palestra sobre a temática. A partir dos dados coletados na pesquisa, foi possível concluir que dos alunos participantes, mais da metade, nunca obteve alguma capacitação sobre educação financeira, mesmo assim foi possível observar que a maioria realiza alguns dos procedimentos tanto na gestão de gatos, quanto em orçamentos familiares e pessoais. A palestra mostrou para os participantes, mecanismos para auxiliarem na hora das tomadas de decisões para os futuros gastos, da mesma forma que a roda de conversa, o espaço destinado para as dúvidas e os relatos foram bem interativos, obtendo os mesmos resultados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleTécnicas de educação financeira para alunos de educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIS RENATO BRITO SOUSA Mono.pdf2020_mono_lsousa.pdf3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.