Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4551
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Luis Renato Brito | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T17:55:51Z | - |
dc.date.available | 2024-04-11T17:55:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-17 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, L. R. B. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4551 | - |
dc.description | SOUSA, Luis Renato Brito. Técnicas de educação financeira para alunos de educação de jovens e adultos. Monografia - Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação de Jovens e Adultos durante a história brasileira sofreu diversas modificações em seu perfil educacional. Onde houveram momentos em que foi beneficiada, assim como foi esquecida e colocada de lado pelos governos. A EJA possui como principais atores a escola , os alunos e os professores, que devem interagir entre si dando significado ao ambiente e as relações, cada um executando o seu papel como sujeito no processo de ensino-aprendizagem em busca de uma identidade. Nos dias atuais ouve-se constantemente o termo educação financeira, uma vez que o conhecimento sobre assunto é fundamental para qualquer cidadão, isso porque se faz necessidade para reduzir de maneira racional os recursos financeiros, para obtenção de uma melhor qualidade de vida . A educação financeira sempre é importante para auxiliar as pessoas a planejar e gerir sua renda, poupar, investir e garantir uma vida financeira mais tranquila. Acredita-se que é tida como primeira necessidade a constatação do problema maior ou possível desajuste financeiro. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-ção sobre a temática financeira, de educação financeira com foco em controle de gastos aplicados a alunos da modalidade de ensino de educação de Jovens e Adultos. O mesmo foi realizado em duas etapas, onde a primeira constitui em uma aplicação de questionários estruturados para o levantamento de informações sobre a identificação dos participantes, assim como os conhecimentos deles sobre o assunto proposto. A segunda etapa compreendeu-se de uma roda de conversa e de uma palestra sobre a temática. A partir dos dados coletados na pesquisa, foi possível concluir que dos alunos participantes, mais da metade, nunca obteve alguma capacitação sobre educação financeira, mesmo assim foi possível observar que a maioria realiza alguns dos procedimentos tanto na gestão de gatos, quanto em orçamentos familiares e pessoais. A palestra mostrou para os participantes, mecanismos para auxiliarem na hora das tomadas de decisões para os futuros gastos, da mesma forma que a roda de conversa, o espaço destinado para as dúvidas e os relatos foram bem interativos, obtendo os mesmos resultados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Técnicas de educação financeira para alunos de educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUIS RENATO BRITO SOUSA Mono.pdf | 2020_mono_lsousa.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.