Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4580
Título: A construção do pensamento descolonial africano e latino-americano e a sua importância na contemporaneidade
Autor(es): Buaiga, Joel Victor
Palavras-chave: pensamento descolonial
África e latino-Americano
perspectiva epistemológicas
Data do documento: 21-Mar-2019
Citação: BUAIGA, J. V. (2019)
Resumo: O presente artigo procura analisar e pensar estrategicamente a respeito da construção do pensamento descolonial Africano, e Latino Americano e a sua importância na perspectiva contemporânea, através dos seus intelectuais. Visto que, atualmente a luta contra a colonialidade do saber se configura como a segunda luta principalmente para os países e nações que foram submetidas às experimentações da perversidade colonial. Sendo que a primeira luta se insere na perspectiva territorial, isto é, na luta pelas independências dos diversos países africanos, principalmente os da África negra, e também da América latina, que, por conseguinte deixou profundos resquícios coloniais em todas esferas da vida do colonizado. Sendo assim, na seara descolonial, esse artigo procura ainda enaltecer as suas distintas concepções epistemológicas que concomitantemente as levou na contestação e ressignificação da sua condição enquanto seres colonizados que procuram auto afirmar-se culturalmente.
Descrição: BUAIGA, Joel Victor. A construção do pensamento descolonial africano e latino-americano e a sua importância na contemporaneidade. Artigo- Curso de Sociologia, Instituto da Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4580
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joel Victor_TCC.pdf2019_art_jbuaiga.pdf690,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.