Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4584
Título: Carnaval em Angola: festa popular, identidades e política no pós-independência
Autor(es): Caculo, Autor Danilson Ernesto
Palavras-chave: Carnaval
Memórias
Transformação social
Diversidade cultural
Data do documento: 18-Ago-2021
Citação: CACULO, D. E. (2021)
Resumo: O presente artigo se propõe a uma reflexão sobre o processo histórico da manifestação do carnaval de Angola, destacando assim a sua importância na reconstrução de identidade e no resgate das culturas subjulgadas pela presença colonial que impôs suas culturas nesses povos. Parte-se do princípio de que os povos se apropriam desta manifestação para o resgate das suas culturas atraves da expressão e divulgação das mesmas no carnaval. O carnaval é uma ferramenta de transformação social, um evento com singularidades na memória coletiva do povo. No entanto, vale ressaltar que a festividade da manifestação do carnaval salvaguarda, de modo geral, os valores e crenças da diversidade cultural angolana.
Descrição: CACULO, Danilson Ernesto. Carnaval em Angola: festa popular, identidades e política no pós-independência. Artigo - Curso de Sociologia, Instituto da Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4584
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANILSON ERNESTO CACULO Artigo.pdf2021_art_dcaculo.pdf195,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.