Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4588
Título: O curso de formação política de mulheres no Sinsemba, Ceará
Autor(es): Castro, Maria Edilene Santiago de
Palavras-chave: Educação Popular
Sindicato
Extensão
Mulheres
Data do documento: 9-Abr-2021
Citação: CASTRO, M. E. S. (2021)
Resumo: Este artigo analisa uma experiência de educação popular efetivada por um pequeno sindicato em um município de Barreira, localizado no interior do estado do Ceará, voltada para a formação política de mulheres, em parceria com uma ação extensionista da UNILAB. Inicialmente, indica-se a gênese, a evolução e as características importantes do sindicato, apresentando o contexto e as ações que permitiram conceber e executar essa proposta educacional. Em seguida, apresenta- se a proposta, descrevendo as ações desenvolvidas e a metodologia aplicada, relacionando-a às referências da educação popular, nos marcos de Paulo Freire. A análise trabalha com dados gerados através de observação direta das situações de interação face a face, documentos, imagens, entrevistas realizadas e questionários aplicados. Avalia-se que a experiência foi inovadora, nos marcos da intervenção da UNILAB no Maciço de Baturité, e que o sindicato assume o caráter de um movimento social que agrega práticas tradicionais e inovadoras no campo do sindicalismo no Brasil.
Descrição: CASTRO, Maria Edilene Santiago de. O curso de formação política de mulheres no Sinsemba, Ceará. Artigo - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4588
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA EDILENE SANTIAGO DE CASTRO Artigo.pdf2021_art_mcastro.pdf705,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.