Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4589
Título: Reterritorialização em pequenas cidades universitárias no nordeste brasileiro: reflexões a partir da Praça do Obelisco em Redenção, Ceará
Autor(es): Oliveira, Nathalia Alves de
Palavras-chave: Juventudes universitárias
Ocupações Criativas
Reterritorialização
Resistência
Data do documento: 24-Ago-2021
Citação: OLIVEIRA, N. A. (2021)
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com viés etnográfico mediante a análise do processo de reterritorialização na Praça do Obelisco – Redenção por um conjunto de juventudes universitárias emergentes entre o segundo semestre de 2017 e fevereiro de 2020. Metodologicamente se desenvolveu uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, acionando a busca por dados secundários, a observação direta e entrevistas com duas moradoras originárias e também estudantes universitárias da UNILAB. Diante dos dados coletados foi realizado a interpretação, reflexão e escrita da análise. Mediante a análise se concluiu que o ato de reterritorializar a Praça através das ocupações criativas, realizadas pelas juventudes universitárias, representam uma resistência contra negação do direito e fazer à cidade.
Descrição: Reterritorialização em pequenas cidades universitárias no nordeste brasileiro: reflexões a partir da Praça do Obelisco em Redenção, Ceará. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4589
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC NATHÁLIA ALVES DE OLIVEIRA.pdf2021_art_noliveira.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.