Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4591
Título: O debate sobre a condição da mulher na África subsaariana: alguns aportes teóricos
Autor(es): Caomique, Policarpo Gomes
Palavras-chave: Ruptura epistêmica
Descolonização
Gênero
África Subsaariana
Data do documento: 5-Abr-2020
Citação: CAOMIQUE, P. G. (2020)
Resumo: O debate em torno da condição da mulher e das relações de gênero na África Subsaariana tem sido permeado por discrepâncias entre as intelectuais e estudiosas africanas e afro diaspóricas. Encontram- se, num extremo, as vozes que defendem que a opressão, a desigualdade de gênero e o patriarcado antecedem a instalação do sistema colonial e que não há nenhum problema em se autodenominarem de feministas. E noutro, as personalidades que, apesar de reconhecerem a existência de opressões e das assimetrias políticas e socioeconômicas baseadas no gênero, as enxergam como uma consequência do projeto capitalista, colonial e patriarcal europeu que, num determinado contexto histórico, se instalou no continente. Sendo, na concepção delas, necessário olhar a base teórica do discurso a respeito do gênero, de maneira crítica, eclética e abrangente, considerando sempre o lugar cultural dos idealizadores e as relações do poder que envolvem a produção epistêmica. Na sociologia, encara-se a realidade como uma construção social que decorre a partir do desenvolvimento simultâneo de dois processos de produção do conhecimento. No primeiro processo, chamado de objetivação, o saber é institucionalizado e legitimado, no segundo processo chamado de subjetivação, este saber é interiorizado e reproduzido. Cabe, no entanto, ao sociólogo ou à socióloga compreender como se dá o processo de criação e validação de verdades nas sociedades específicas. Mesmo que o feminismo ocidental tenha servido ao funcionalismo europeu e ao imperialismo norte-americano, a desigualdade, a discriminação e a opressão de gênero são, atualmente, uma realidade no contexto africano e precisam ser identificadas e denunciadas. No entanto, as reflexões sobre a situação da mulher na África Subsaariana precisam basear- se em propostas teóricas que atentam às sutilezas socioculturais africanas, visando, em última instância, discernir tanto a importação desatenta dos debates quanto a instrumentalização das identidades culturais, religiosas e/ou políticas para manter o monopólio sobre as mulheres.
Descrição: CAOMIQUE, Policarpo Gomes. O debate sobre a condição da mulher na África subsaariana: alguns aportes teóricos. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4591
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLICARPO GOMES CAOMIQUE Tcc.pdf2020_art_pcaomique.pdf287,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.