Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4595
Título: Um olhar sobre a participação política e econômica da Guiné-Bissau na UEMOA
Autor(es): Costa, Davitson Gomes da
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Participação
UEMOA
Data do documento: 27-Jan-2022
Citação: COSTA, D. G. (2022)
Resumo: Este trabalho problematiza a participação política e econômica da Guiné-Bissau na UEMOA – União Econômica e Monetária do Oeste Africano, como sendo um Estado “fraco” e único país lusófono numa relação com os países francófonos por meio de uma moeda, Franco da Comunidade Financeira Africana (FCFA), criada pela administração colonial francesa e até hoje dominada pelo estado francês. Guiné- Bissau aderiu a esta organização a fim de superar seus problemas económicos e monetários pós independência, porém a sua participação política e econômica neste bloco é muito questionável. Para tal, faz-se necessário uma revisão bibliográfica adicionada ao método empírico e análises mediáticas, que permitiram a considerar que, a integração da Guiné-Bissau neste bloco econômico foi mais que necessária para a situação econômica em que se encontrava e em termos regionais geograficamente localizado, porém o país está relativamente despreparado para a realidade desta organização devido as suas diversas dificuldades internas no que tange a capacidade de exportação, falta de recursos humanos qualificados, a constante instabilidade política resultante das frequentes quedas de governo no país a corrupção abusiva... e faz da Guiné-Bissau um mercado garantido para a comercialização dos produtos estrangeiros. Apesar da UEMOA, assim como outras organizações regionais na África, são consideradas meios de superar problemas do desenvolvimento no continente e de promoção de integração africana, porém o percurso da Guiné-Bissau nesta organização revela que os Estados fracos acabam por sofrer com o jogo de soma zero devido ao fracasso desta estratégia, Funcionalismo Regional.
Descrição: COSTA, Davitson Gomes da. Um olhar sobre a participação política e econômica da Guiné-Bissau na UEMOA. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4595
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAVITSON GOMES DA COSTA Artigo.pdf2022_art_dcosta.pdf193,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.