Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4596
Título: A ruptura política em Angola: uma análise da mudança do sistema de partido único para o sistema de democracia multipartidária (1991-2002)
Autor(es): Jorge, Evandro Manuel
Palavras-chave: Transição Política
Democratização
Angola
Data do documento: 23-Jul-2022
Citação: JORGE, E. M. (2022)
Resumo: O presente estudo aborda sobre a ruptura política em Angola, descrevemos propriamente a transição do sistema de partido único para o sistema multipartidário desde 1992-2002. O foco principal é compreender como se deu esse fenômeno no país, bem como suas consequências para o atual quadro político. Dividimos em dois topicos, o primeiro tópico trás uma contextualização historíca para nos situar geografica e políticamente Angola e entender como foi o primeiro contato com os colonos e fez-se um breve estudo sobre Angola, seus fatos históricos, formação territorial, a luta pela independência, a guerra civil e a proclamação da paz, depois discutimos a emergência do processo de transição democrática, os atores envolvidos nesse processo, tais como os três movimentos de libertação nacional, nomeadamente o MPLA, UNITA e FNLA e as potências ocidentais, as influencias numa perspectiva interancional bem como a nível interno do país, falamos da formação de governo, seus fatores infleunciadores, os partidos políticos de Angola, desde o processo de luta de libertação nacional até o efetivo alcance, com isso vimos também a necessidade de debruçar sobre a participação política e seus meios de apresenteção. A transição política em Angola e todo seu processo foi o nosso grande foco nessa pesquisa, com isso demos um especial olhar sobre essa questão, mesmo não sendo fácil de se discutir. Por fim temos a conclusão, onde se concluiu que mesmo que tenha ocorrido várias tranformações no quadro político angolano a nível formal, na prática a realidade não difere muito de quando vigorava o sistema de partido único, então, a ruptura política em Angola podemos afirmar que ocorreu apenas papel.
Descrição: JORGE, Evandro Manuel. A ruptura política em Angola: uma análise da mudança do sistema de partido único para o sistema de democracia multipartidária (1991-2002). TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4596
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVANDRO MANUEL JORGE Artigo .pdf2022_art_ejorge.pdf362,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.