Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4600
Título: Processo de emancipação feminina: um estudo de caso das mulheres guineenses
Autor(es): Té, Ginelsa Nelson Vieira
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Mulheres
Emancipação
Guineense
Data do documento: 22-Jul-2022
Citação: TÉ, G. N. V. (2022)
Resumo: O presente artigo propõe analisar o processo de emancipação feminina na Guiné-Bissau desde momentos de luta pela libertação nacional e lutas cotidianas das mulheres em defesa da garantia dos direitos iguais para todos(as) como estabelece o artigo 24 da Constituição da República de 1996. A Guiné-Bissau é um país que passou pelo processo da colonização portuguesa e, até hoje há uma forte influência da cultura da colonialidade na qual chamamos da herança colonial e patriarcal, sendo assim procuramos também investigar, ou seja, estudar a teoria afrocêntrica enfatizada pela Nah Dove com relação culturas africanas e a estrutura matrilinear. Como método, trabalho é de caráter bibliográfico onde foi feito análises dos trabalhos que debate sobre a questão de desigualdade social baseada no gênero, quanto à abordagem classifica-se por qualitativa com base na observação críticas das ideias e ainda vale ressaltar que trabalho é de grande importância porque pretende contribuir na desconstrução do poder patriarcal e incentivar emancipação da sociedade.
Descrição: TÉ, Ginelsa Nelson Vieira. Processo de emancipação feminina: um estudo de caso das mulheres guineenses. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4600
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ginelsa Nelson Vieira Té.pdf2022_art_gté.pdf326,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.